[Conteúdo em Atualização] Fascículos sobre a Infraestrutura da Internet: Endereços IP e ASNs - Alocação para Provedores Internet

tipo: Guias
publicado em: 11 de dezembro de 2018
por: NIC.br/CGI.br
idiomas: Português


ATENÇÃO: Conteúdo em atualização

Algumas informações contidas neste guia de 2018 sobre a alocação de endereços IPv4 e IPv6 não mais correspondem a realidade. Por isso, a publicação está em processo de atualização, e uma nova versão será disponibilizada em breve.

Nota sobre o estoque de endereços IPv4:

Desde agosto 2020, os estoques de endereços IPv4 se encontram esgotados. Dessa forma, não é possível garantir a alocação desses recursos, nem mesmo alocações iniciais.

Os novos entrantes, ou seja, aqueles que nunca tiveram alocação de IPv4, devem aguardar em uma fila de espera. Nesses casos, os pedidos serão atendidos à medida que blocos IPv4 forem liberados por devoluções ou cancelamentos de alocações existentes. Quando essas liberações ocorrerem, o solicitante contemplado deverá justificar a sua necessidade.

Reforçamos, ainda, que não há como garantir um prazo para tais liberações, muito menos quantos endereços podem ser liberados, e que as alocações de blocos IPv4 estão limitadas a prefixos que variam de um /24 a um /22 no máximo.