NIC.br

Ir para o conteúdo
03 DEZ 2018

VIII Semana da Infraestrutura da Internet traz discussões sobre boas práticas para segurança de redes e troca de tráfego na Internet




Evento realizado pelo NIC.br contará também com o lançamento da pesquisa TIC Provedores 2017 e do fascículo sobre endereços IP e ASNs

De 10 a 14 de dezembro o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realiza em São Paulo a VIII Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais e apresentações sobre Pontos de Troca de Tráfego Internet, boas práticas para segurança de redes, migração do IPv4 para o IPv6, troca da chave criptográfica que assina a raiz do DNS (KSK Rollover), entre outros assuntos.

A programação inicia-se com tutoriais na sede do NIC.br em 10/12, seguida pelo IX Fórum 12 e pelo segundo encontro do ano do GTER e GTS, realizados no Centro de Convenções do Hotel Pullman Vila Olímpia. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no endereço: https://nic.br/semanainfrabr/.

Durante cinco dias, engenheiros, administradores de redes, analistas de segurança, gestores de TI, estudantes, empresários do setor entre demais interessados, terão a oportunidade de debater a dinâmica de operação e funcionamento da Internet no País. "Este é um momento importante de aprendizado e troca de experiências entre membros da comunidade técnica. É também uma ocasião oportuna para reforçar ações e projetos em prol de uma infraestrutura de Internet robusta e confiável, a exemplo do programa 'Por uma Internet mais Segura' do NIC.br, que incentiva a adoção de boas práticas entre mais de seis mil Sistemas Autônomos em operação no Brasil", destaca Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

A programação do evento contará também com o lançamento da pesquisa TIC Provedores 2017 e da publicação "Endereços IP e ASNs - Alocação para Provedores Internet", primeiro de uma série de fascículos sobre infraestrutura da Internet.

Tutoriais na sede do NIC.br

Nos tutoriais, entre os destaques tem-se a apresentação sobre “boas práticas de segurança em redes com Mikrotik", tendo como instrutor John Brown, especialista em segurança, fundador e presidente do provedor norte-americano CityLink. Os participantes terão também a oportunidade de aprender como a plataforma de software Docker pode auxiliar no trabalho dos provedores. Outro tutorial explicará como migrar de uma Internet só IPv4 para uma só IPv6, passando eventualmente pelo uso de CGNAT e NAT64, além da apresentação sobre como construir uma rede com as tecnologias GPON e FTTH. Para participar dos tutoriais, é necessário inscrever-se no sítio: https://tutoriais.semanainfrabr.nic.br/. As vagas são limitadas.

IX Fórum 12

O IX Fórum 12 - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil - será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro (terça e quarta-feira), e nele haverá o lançamento da publicação "Endereços IP e ASNs - Alocação para Provedores Internet" e da pesquisa TIC Provedores 2017, que descreve a atuação das empresas de provimento de acesso à Internet no país. O evento tratará também da troca de tráfego Internet, no âmbito nacional e internacional, bem como aspectos técnicos envolvendo o uso de novas tecnologias.

Os painéis "IXs: Peering Remoto" e "Operadoras: Peering Remoto" terão a participação de representantes dos três maiores IXs (Internet Exchange ou Pontos de Troca de Tráfego) do mundo – Londres, Amsterdam e Frankfurt –, bem como de representantes de operadores de telecomunicações de fibra óptica e infraestrutura submarina. O trânsito Internet no Brasil e em países da América Latina também será abordado por especialistas durante o evento, além das tendências relacionadas às transmissões ópticas e ao uso da tecnologia EVPN.

O painel "Por uma Internet mais Segura" discutirá ações do NIC.br e ISOC (Internet Society) para conscientizar os provedores de serviços de acesso à Internet (ISPs) do Brasil sobre formas de aperfeiçoar a resiliência e a segurança do sistema de roteamento na Internet. Os participantes do evento, ISPs e provedores de conteúdo (CDN - Content Delivery Network), terão a oportunidade de ampliar o relacionamento durante o "Beer, Gear & Pear" e definir acordos no "Peering Coordinator Forum". A programação completa do 12º IX Fórum está disponível no endereço: https://forum.ix.br/

GTER e GTS

Com a segunda rodada anual dos encontros conjuntos do GTER e GTS em 2018, a VIII Semana de Infraestrutura aprofunda, nos dias 13 e 14 de dezembro (quinta e sexta-feira), as discussões sobre engenharia e segurança de redes. O 46º encontro do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) dedicará atenção ao Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System – DNS) com as apresentações de Hugo Salgado (NIC Chile) sobre o fim dos patches provisórios para o DNS a partir da iniciativa "DNS Flag Day", e de Ed Lewis (ICANN) a respeito da troca da chave criptográfica que assina a raiz do DNS (Rollover KSK).

Também no GTER, Fernando Frediani (consultor/BPF) liderará discussão sobre “trânsito pago sob demanda” no painel "Trânsito 95th percentil", enquanto Guilherme Goes (Facebook) explicará como o Facebook entrega conteúdo para 2 bilhões de usuários. O 32º encontro do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes) terá foco na segurança de roteamento, com destaque especial para a apresentação "RPKI no Brasil e América Latina", por Frederico Neves (NIC.br) e Carlos Martinez (LACNIC). A perspectiva das seguradoras sobre incidentes na Internet será comentada por Mariana Ortiz (Generali Seguros), na palestra "Seguros contra riscos cibernéticos". Acesse a agenda completa do GTER e GTS em: https://gtergts.nic.br/.

Realizada pelo NIC.br com recursos do registro de domínios .br, a VIII Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil conta também com o patrocínio platina do Google, Abranet e Oath, além do patrocínio ouro da Cisco, TDec Extreme, Seaborn, EPS Finisar, NTT Communications e Globenet.

Anote na Agenda
VIII Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil

Data: 10 e 14 de dezembro (segunda a sexta-feira)
Tutoriais (10/12)
Local: Sede do NIC.br
Av. das Nações Unidas, 11541, 2º e 6º andares, São Paulo, SP
IX Fórum 12 (11 e 12/12) e GTER 46/GTS 32 (13 e 14/12)
Local: Centro de Convenções do Hotel Pullman Vila Olímpia
Rua Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia, São Paulo - SP
Programação e inscrições: https://nic.br/semanainfrabr/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr