NIC.br

Ir para o conteúdo
18 AGO 2020

Parceria entre NIC.br e PeeringDB contribui para aprimorar troca de tráfego Internet no país




PeeringDB disponibiliza banco de dados que facilita comunicação entre Sistemas Autônomos. Aproximadamente 46% dos AS brasileiros foram cadastrados com o apoio do NIC.br

Com o objetivo de aprimorar o Tráfego Internet no âmbito nacional e internacional, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) tem estimulado que os Sistemas Autônomos (do inglês Autonomous Systems, ou AS) brasileiros façam parte do PeeringDB, uma entidade internacional sem fins de lucro, responsável por manter banco de dados com informações de entidades interessadas em trocar tráfego. O Brasil possui aproximadamente oito mil Sistemas Autônomos, entre provedores de acesso à Internet e de conteúdo, universidades, bancos, órgãos de Governo e outras instituições, sendo que 46% deles já estão cadastrados no PeeringDB com o auxílio do NIC.br.

"A Internet é formada por diversas empresas e instituições que estão interligadas e colaboram entre si. A esse processo de troca de tráfego entre os Sistemas Autônomos chama-se peering. O que o PeeringDB faz é disponibilizar uma base de dados com informações sobre os ASs, datacenters (facilities), Pontos de Troca de Tráfego (Internet Exchanges – IXPs), incluindo detalhes sobre as conexões, prefixos, políticas, e outros que facilitam a comunicação entre essas instituições que compõem a Internet. É um serviço que se tornou referência na comunidade técnica, e muitas empresas de grande porte pedem que os provedores interessados em trocar tráfego com elas tenham um cadastro atualizado no PeeringDB”, explica Julio Sirota, gerente de infraestrutura do IX.br.

Além de ajudar de forma voluntária os ASs brasileiros que precisem de apoio para fazer o cadastro no PeeringDB, os profissionais do NIC.br também atuam mostrando a importância da iniciativa dos cursos e eventos promovidos pela entidade, traduzindo seus materiais para o português e tomando parte no Comitê Administrativo do PeeringDB, o que faz com que as requisições do Brasil possam ser respondidas em português. O número de cadastros nacionais cresceu cerca de 20% em 2019, sendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará os que tem maior percentual de ASs cadastrados até o momento.

"É uma satisfação para o IX.br colaborar com o PeeringDB pois, na prática, estamos contribuindo para aprimorar a troca de tráfego Internet, que é uma das nossas principais atividades. É importante que o AS que ainda não se tenha cadastrado no PeeringDB o faça. Assim administradores de redes espalhados pelo mundo poderão se certificar de que aquele AS, que está solicitando vínculo, de fato existe. Seguiremos trabalhando para que mais Sistemas Autônomos façam parte dessa comunidade”, conclui Sirota.

Segundo Greg Hankins, Presidente do Comitê de Divulgação do PeeringDB, “trabalhar com o NIC.br como um parceiro local tem sido extremamente exitoso, o que pode ser medido a partir dos vários resultados positivos que o Brasil possui no PeeringDB”. Na avaliação de Hankins, a intenção é seguir com a mesma estratégia de evangelização do PeeringDB no Brasil. “Tem funcionado tão bem até agora, e queremos manter o bom trabalho que tem sido feito", pontua.

O NIC.br publica guias em português sobre o cadastro no PeeringDB, em: https://ix.br/documentacao.

Sobre o PeeringDB        
O PeeringDB é um banco de dados de redes gratuito, mantida pelos usuários, e o local ideal para a consulta de dados sobre interconexão. O banco de dados facilita a interconexão global de redes em Pontos de Troca de Tráfego Internet (IXPs), data centers e outras instalações de interconexão, e é a primeira parada para a tomada de decisões sobre interconexões. Esse banco de dados é uma iniciativa comunitária sem fins lucrativos, dirigida e promovida por voluntários. É uma ferramenta pública para o crescimento e o bem da Internet. Junte-se a essa comunidade e apoie o desenvolvimento contínuo da Internet.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/ 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
 caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 
Bruna Migues - Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/