NIC.br

Ir para o conteúdo
05 JUN 2018

Nova versão do SIMET facilita medição da qualidade da Internet




Além de melhorias técnicas e novos recursos, sistema do NIC.br é um dos pioneiros na medição do parâmetro perda de pacotes sem necessidade de plugins nos navegadores

Qual é o desempenho da sua conexão à Internet? Para avaliar a qualidade contratada, usuários podem usar a nova versão do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Melhorias técnicas no software agora dispensam a utilização de plugins Web, como a tecnologia Java. Basta acessar o sítio (http://simet.nic.br/) para que o sistema comece imediatamente a medir a qualidade de diversos parâmetros da sua conexão à Internet. O SIMET é o único sistema de medição brasileiro totalmente independente, em que todos os testes são realizados fora da rede dos provedores de acesso Internet, nos Pontos de Troca de Tráfego Internet do NIC.br.

A nova versão do SIMET também traz recursos adicionais no Mapa de Qualidade da Internet, que passa a listar os provedores de acesso que atuam nas mais diversas localidades, assim como os respectivos resultados dos testes realizados. Basta que haja medições do provedor utilizando o SIMET para constar da lista.

“Antes de contratar um serviço de conexão à Internet, os usuários podem consultar o Mapa para verificar empresas que atuam na sua região e também podem comparar o desempenho das operadoras. Além de independente, o SIMET é colaborativo, pois quem usa o sistema fornece dados que serão úteis para outras pessoas”, destaca Milton Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br, que lembra ainda o lançamento de um widget, componente que simplifica o acesso e divulgação do SIMET na Web por empresas parceiras ou para que qualquer um que apoie o projeto possa instalar o medidor em seu próprio site.

Velocidade x qualidade

O sistema do NIC.br também é um dos poucos do País que proporciona uma medição completa ao testar, além da velocidade de download e upload, parâmetros como perda de pacotes (porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não chegam ao destino), latência ou RTT (round trip time - medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), e jitter (variação do atraso na transmissão sequencial das mensagens).

Dados do SIMET revelam que a quantidade de velocidades inferiores a 2 Mbit/s está em queda e representa hoje um percentual em torno de 2% de todos os testes realizados. “Os números mostram que já não faz mais sentido avaliar a qualidade apenas pela velocidade, pois ela deixou de ser o critério mais importante. Serviços populares, como streaming de vídeos, recomendam 1,5 Mbit/s de velocidade de conexão para que a experiência seja satisfatória, por exemplo. Dependendo das atividades que o usuário realize, uma banda de 15 Mbit/s poderá atendê-lo tão bem quanto uma de 50 Mbit/s ou 100 Mbit/s. A percepção da qualidade pode ser exatamente a mesma”, explica Kashiwakura.

Um dos parâmetros a que os usuários devem ficar atentos é a perda de pacotes, que costuma acontecer quando a rede está congestionada. Valores acima de 2% de perda de pacotes significam que a qualidade da navegação, as chamadas de voz e a utilização de jogos on-line foram significativamente afetados. “A perda de pacotes implica numa degradação grande do serviço, principalmente nos horários de pico. Os usuários devem estar cientes”, enfatiza o Diretor. O usuário pode imprimir a página dos resultados em formato PDF pelo browser.

A perda de pacotes, latência, jitter são parâmetros medidos pelo SIMET a partir do Chrome, e os usuários também podem utilizar o browser em dispositivos Android, como tablets e celulares, além do computador, para testar o desempenho da conexão.

Soluções SIMET

A versão atualizada do SIMET na Web soma-se a outras soluções do NIC.br de medição da qualidade da Internet, sendo o SIMET Box a ferramenta mais completa. Ele se constitui de um firmware, instalável em roteadores Wi-Fi e com código aberto, que analisa e monitora a qualidade da Internet várias vezes ao dia, faz testes de validação de BCP-38, de gerência de porta 25, de qualidade de DNS, totaliza o tráfego mensal, entre outras funcionalidades. O NIC.br disponibiliza ainda o SIMET Mobile, aplicativo nativo para Android e iOS para medir o desempenho das redes 3G, 4G e Wi-Fi. Conheça os detalhes no sítio: https://simet.nic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr