NIC.br

Ir para o conteúdo
14 FEV 2019

Inscrições abertas para curso de capacitação de educadores sobre o uso consciente e responsável da Internet




Iniciativa do CGI.br, NIC.br e SaferNet Brasil é gratuita, com vagas limitadas

Dirigentes escolares, educadores e coordenadores das redes pública e privada de ensino já podem se inscrever para participar do Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e SaferNet Brasil. A primeira turma do ano será em 19 de março, na sede do NIC.br em São Paulo. Para garantir uma das 50 vagas é necessário realizar a inscrição em: https://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.

O curso terá mais três turmas ao longo 2019 e oferece aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet. "Para o NIC.br é muito importante dar continuidade a essa iniciativa que começou no ano passado e já formou 240 educadores, com uma enriquecedora troca de experiências. Os professores desempenham um papel fundamental para criarmos uma Internet mais segura, não só ao orientar alunos, mas também com seu exemplo de uso responsável da Internet", ressalta Kelli Angelini, gerente da assessoria Jurídica do NIC.br e idealizadora do curso em conjunto com Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet Brasil. "Os professores devem estar preparados para lidar com desafios envolvendo cyberbullying e envio de imagens íntimas (nudes), questões que são discutidas no curso. Também buscamos auxiliá-los para que planejem e estruturem aulas dinâmicas, que incentivem o interesse dos alunos", completa Nejm.

Na 8ª edição da pesquisa TIC Educação do CGI.br, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br, aponta-se que 40% dos professores de escolas em áreas urbanas já ajudaram alunos a enfrentar situações desconfortáveis durante o uso da Internet, tais como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento. Além disso, no curso abordam-se casos como os “desafios violentos” em escolas e o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes. A programação inclui ainda temas como os princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br, o Marco Civil da Internet, a cidadania e direitos humanos on-line, como proteger contas e dispositivos, e boas práticas sobre o uso consciente e responsável da Internet nas escolas.

Próximas turmas e Guias educativos

Ministrada por especialistas da SaferNet Brasil e do NIC.br, cada edição do curso terá 8h de duração. As próximas turmas acontecerão em junho, agosto e outubro de 2019, também na sede do NIC.br, em São Paulo.

Na promoção ao uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam gratuitamente no Portal Internet Segura (https://internetsegura.br/) guias educativos para diferentes públicos (pais e responsáveis, crianças, adolescentes, e pessoas acima de 60 anos). Há também material específico para os professores. O guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula explica os desafios da exposição excessiva à Internet, dos possíveis danos à imagem dos professores e alunos, os direitos e limites da liberdade de expressão, entre outras questões. A SaferNet Brasil também disponibiliza uma série de materiais educativos e curso a distância para educadores.

Anote na Agenda
Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet
Data: 19 de março (terça-feira), das 8h30 às 18h
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: https://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.
Vagas limitadas.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Sobre a SaferNet Brasil

SaferNet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda online que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: https://www.safernet.org.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027- 0200 r. 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr:
https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr