NIC.br

Ir para o conteúdo
28 NOV 2018

III Encontro Brasileiro de Governo Aberto amplia debate sobre transparência e tecnologia




Evento, que tem o Ceweb.br entre os organizadores, será realizado no CCBB em São Paulo


Nos dias 4 e 5 de dezembro o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto reunirá em São Paulo representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais e universidades, para debates, oficinas e diálogo para troca de experiências sobre os desafios para promoção da transparência, prestação de contas, interação e uso das novas tecnologias no Brasil. O encontro tem o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) entre os seus organizadores e proponentes de atividades. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em: https://3encontrogovernoaberto.wordpress.com/inscricoes/.

Tema em alta entre os projetos de governo aberto, a transparência figura como um dos pontos principais que serão discutidos no evento. A expectativa é de que os debates aprofundem-se na análise dos novos desafios, buscando o que pode ser feito para melhorar ainda mais as prestações de contas e da participação popular através da tecnologia. "Além da transparência que traz, a abertura de dados governamentais permite o uso de tecnologias web no desenvolvimento de aplicativos que promovam melhorias concretas na gestão e prestação de serviços públicos, e o fomento da economia com o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços. É de extrema importância ampliar esse debate e promover a troca de experiências", considera Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto tem o objetivo de fortalecer as relações entre as entidades participantes, aproximar Estado e sociedade civil em iniciativas e trabalhos futuros, e promover a melhoria de práticas já existentes, em benefício da governança das políticas públicas. A programação prevê debates e atividades sobre dados abertos, gestão, privacidade, participação social, transparência ambiental, e também inteligência artificial. Entre as atividades da programação está o painel "Inteligência artificial e governo aberto: qual a ética e os impactos dos algoritmos?", organizado pelo Ceweb.br, que debaterá os princípios, desafios e oportunidades dos algoritmos, consequências não previstas, efeitos na sociedade e na atuação da administração pública. 

A programação do evento também inclui discussão sobre o documento Boas Práticas para Dados na Web, recomendação do W3C (World Wide Web Consortium), redigido por especialistas do Ceweb.br e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O debate acontecerá em "Dados Abertos para fomentar a abertura de governos", proposta pela Controladoria Geral da União (CGU).

Além do Ceweb.br, o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto é um evento organizado pela Agenda Pública, Artigo 19, Fast Food da Política, Fórum de Gestão Compartilhada, Imaflora, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Open Knowledge Brasil, e Prefeitura do Município de São Paulo - Controladoria Geral do Município e São Paulo Aberta.

Anote na Agenda
III Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Data: 04 e 05 de dezembro (terça e quarta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo/SP
Inscrições: https://3encontrogovernoaberto.wordpress.com/inscricoes/
Programação: https://governoaberto.sched.com/
Mais informações: https://3encontrogovernoaberto.wordpress.com/

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr:
https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr