Divulgado o PBIA, que contará com o Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial coordenado pelo NIC.br
OBIA integra o eixo 5 do plano apresentado nesta terça-feira (30/7) e terá como objetivo compilar, registrar e prover informações sobre os avanços das tecnologias de IA
Parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), cuja proposta foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (30/7), o Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA) funcionará sob responsabilidade do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o propósito de se tornar a principal plataforma de monitoramento dos usos da IA no país. O OBIA integra o Eixo 5 do PBIA, focado no “apoio ao processo regulatório e de governança da IA”. Entre os objetivos estão: compilar, registrar e prover informações sobre os avanços das tecnologias de IA, possibilitando análises sobre sua adoção e os seus principais impactos sobre a sociedade.
“Para o NIC.br, que há quase duas décadas têm conduzido ações e projetos em prol da Internet e participado ativamente de debates nacionais associados aos processos de transformação digital no Brasil, é uma relevante e natural extensão de suas atividades de levantamento, troca de dados e estímulo à interconexão. O uso da Inteligência Artificial é uma tendência irrefreável. Precisamos monitorar, para conseguir compreender os impactos dessa tecnologia no país”, afirma o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko.
Além de contar com a participação de profissionais dos diversos departamentos do NIC.br, o OBIA terá uma rede de parceiros externos, como o Centro de Gerenciamento e Estudos Estratégicos (CGEE), a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o Centro de Inteligência Artificial da USP (Center for Artificial Intelligence – C4AI) e outros.
“Nossa missão é consolidar e disseminar o conhecimento sobre os impactos da IA nos diversos setores da sociedade. Vamos trabalhar para que o observatório se torne referência, fornecendo subsídios para orientar políticas, estratégias e ações na promoção do desenvolvimento e uso responsável de IA”, explica Luiz Alexandre Reali, gerente do OBIA.
O observatório reunirá dados brasileiros sobre uso e adoção de IA por diferentes setores, como educacional, empresarial, governamental, saúde e outros. Numa segunda linha de ação, funcionará como repositório de documentos orientadores na área, oriundos de todos os locais do mundo e, numa terceira linha, funcionará como “ponto de troca de informações” entre os centros de IA operando no Brasil: o IAX. Todos os dados levantados serão públicos e poderão ser acessados no portal do OBIA.
PBIA
Apresentado durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, o PBIA, também chamado de “Plano IA para o Bem de Todos”, tem como objetivo “promover o desenvolvimento, a disponibilização e o uso da inteligência artificial no Brasil, orientada à solução dos grandes desafios nacionais, sociais, econômicos, ambientais e culturais, de forma a garantir a segurança e os direitos individuais e coletivos, a inclusão social, a defesa da democracia, a integridade da informação, a proteção do trabalho e dos trabalhadores, a soberania nacional e o desenvolvimento econômico sustentável da nação”. A previsão é que, entre 2024 e 2028, sejam investidos R$ 23,03 bilhões.
Dez premissas fundamentais orientam sua estruturação e implementação: foco no bem-estar social; geração de capacidades e capacitações nacionais; soberania tecnológica e de dados; sustentabilidade ambiental; alinhamento estratégico com políticas governamentais, com destaque para a Nova Indústria Brasil (NIB); valorização da diversidade; cooperação internacional; ética e responsabilidade no uso da IA; governança participativa e flexibilidade e adaptabilidade.
Na construção do Plano, foram contabilizados: 38 documentos recebidos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) com mais de 300 propostas; 300 participantes em seis oficinas realizadas com membros do CCT, especialistas, instituições públicas de TI, setor privado, sociedade civil, governo federal, e órgãos de regulação e controle; seis documentos-síntese das oficinas; 117 instituições públicas, privadas e da sociedade civil representadas e mais de 30 reuniões bilaterais com instituições públicas e privadas. O PBIA está baseado em quatro pilares: infraestrutura, capacitação, setor produtivo e regulação.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com - (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com - (11) 98123-5235
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/