NIC.br

Ir para o conteúdo
29 JUN 2020

CGI.br promove debate on-line sobre Internet, regulação e desinformação




O encontro faz parte de uma série de novas iniciativas da Escola de Governança da Internet (EGI) que se iniciará na quarta (1º de julho)

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre temas emergentes relacionados à governança da Internet e buscar consensos possíveis dos diferentes setores da sociedade, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizará, a partir da semana que vem, uma série de atividades on-line e gratuitas. A iniciativa é da Escola de Governança da Internet do Brasil (EGI), que teve suas atividades reformuladas em 2020, em respeito à necessidade de isolamento social.

A primeira série de encontros acontecerá de quarta (1º de julho) a sexta-feira (3), com transmissão pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos). Logo no primeiro dia, serão abordados conceitos técnicos sobre o funcionamento da Internet, importantes para contribuir com a construção de propostas regulatórias apropriadas. Na segunda aula, serão tratados os desafios da ponderação de direitos, no desenvolvimento de peças legislativas que visem a regular o fluxo de dados na rede. A partir disso, haverá um debate final sobre regulação das plataformas, buscando aproximar abordagens de diferentes setores em torno da construção de possíveis soluções que aprimorem o ambiente digital e incentivem a inovação, especialmente em um momento em que a Internet ganha ainda mais importância.

“Essa série de encontros é inspirada no programa do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil – a EGI –, adiada por conta das medidas de distanciamento social necessárias para conter o avanço da pandemia COVID-19. Com esses debates, estamos dando seguimento aos temas que estariam em discussão na EGI e ampliando diálogos, principalmente com foco no contexto do nosso país, que discute atualmente um projeto de lei sobre processos de desinformação da Internet que precisa ser amplamente debatido com toda a sociedade”, explica Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br.

Para programação e mais informações sobre os encontros, acesse https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/.

Anote na agenda
Encontro 1 - Fundamentos técnicos da Internet
Data: Quarta-feira (1º/7), das 17h às 18h
Especialista convidado: Antonio M. Moreiras (NIC.br)
Encontro 2 - Intermediários da Internet e liberdade de expressão
Data: Quinta-feira (2/7), das 10h30 às 11h30
Especialista convidado: Danilo Doneda (IDP)
Encontro 3 - Debate multissetorial sobre regulação de plataformas e desinformação
Data: Sexta-feira (3/7), das 15h30 às 17h30
Especialistas convidados: Marcos Dantas (CGI.br); Flávia Lefèvre (Intervozes); Edmundo Matarazzo (advogado); Miriam Wimmer (MCTIC) e Danilo Doneda (IDP)
Mais informações: https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/
Endereço da transmissão on-line de todos os encontros: https://www.youtube.com/NICbrvideos


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/