NIC.br

Ir para o conteúdo
02 MAI 2018

10ª edição da Conferência Web.br desvenda a Web na era da computação cognitiva




Com novo formato, evento acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro, em São Paulo

A Conferência Web.br completa 10 edições em 2018 reforçando seu papel como principal espaço brasileiro de discussão sobre as tendências e boas práticas de desenvolvimento Web. Neste ano os debates serão conduzidos sob o tema "A Web na era da computação cognitiva", e o evento terá um novo formato: o primeiro dia dedicado à realização de workshops e o segundo dia voltado às apresentações de palestras de convidados nacionais e internacionais.

Realizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil), o encontro acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro, em São Paulo. Os interessados podem adquirir ingressos com valor promocional a partir de 02 de maio por meio do sítio: http://conferenciaweb.w3c.br/.

Entre os temas que serão discutidos durante a Web.br 2018 estão os desafios relacionados à qualidade, disponibilidade, acessibilidade, segurança e privacidade; elementos fundamentais para inteligência artificial e realidade virtual; a construção de algoritmos eficientes a partir de métodos de aprendizado de máquina (machine learning), e também as tecnologias Web mais promissoras para inteligência artificial.

"O fato de projetos surgirem fora da Web e migrarem para ela, tal qual aplicativos famosos de mensagens instantâneas, de transporte e entregas, só consolida a força da Web enquanto plataforma para desenvolvimento de software. A Conferência é o espaço para discutir e se informar sobre projetos na Web que estão na vanguarda, que aproximam o algoritmo do aprendizado humano, de sistemas cognitivos de processamento de imagens, entre tantos outros", afirma Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br e do W3C Brasil.

Os workshops terão foco nos principais temas de impacto para a Web de hoje e do futuro. Com uma abordagem mais “mão na massa”, os participantes podem se aprofundar em conteúdos mais densos e práticos.

Edições anteriores

Desde 2008, a Conferência Web.br reúne centenas de participantes entre desenvolvedores, designers, gestores, estudantes e usuários interessados em debater o presente e o futuro do ecossistema da Web, além de keynote speakers de renome no mercado nacional e internacional. Na edição passada, os participantes debateram o tema "Imersão e Transcendência" com assuntos como tele-existência, realidade virtual multissensorial, impactos e rupturas da Internet e da Web. Reveja as apresentações na playlist disponível no canal do NIC.br no YouTube.

Anote na Agenda
Conferência Web.br 2018 - A Web na era da computação cognitiva

Data: 04 e 05 de outubro
Local: Centro de Convenções Rebouças       
Av. Rebouças, 600 - Pinheiros – São Paulo, SP
Ingressos com valor promocional: http://conferenciaweb.w3c.br/

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Escritório Brasileiro do W3C

Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Erika Borges – eborges@webershandwick.com - (11) 3027-0212
Ana Jonesajones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Carolina Carvalho – ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr