NIC.br

Ir para o conteúdo
18 OUT 2018

Falecimento de Alberto Courrege Gomide




O CGI.br e o NIC.br lamentam profundamente o falecimento de Alberto Courrege Gomide, um dos precursores do desenvolvimento da Internet no Brasil. Gomide faleceu ontem (17/10/2018), em decorrência de complicações de uma cirurgia pulmonar.

Sob a iniciativa de Oscar Sala em obter conexão às redes acadêmicas, foi montada na Fapesp a equipe composta por Alberto Gomide, Joseph Moussa, Vilson Sarto e Demi Getschko.

A ação foi relembrada em depoimento para a Rede Ansp, em 2006:

“O jeito certo de conectar a Internet seria usar uma caixinha externa, que a gente só conseguiu um ano depois, e ainda emprestada: um roteador. Na verdade, o software, que o Joseph tinha instalado e que o Gomide especificou para comprar, conseguia fazer isso usando uma interface serial comum do Digital: podia-se usar uma interface serial dele e ligar diretamente à linha Internet, sem um roteador no meio. Seria mais difícil fazer isso com um IBM.
(...)
A conexão dependia da competência do Gomide em especificar, desenvolver e instalar o software. Quando eu fui para a FAPESP e tivemos uma reunião com o Prof. Sala, na intenção de conectar a redes acadêmicas, falei pra ele que, se trouxéssemos o Gomide, poderíamos garantir a conexão. Então o Prof. Sala pediu que fôssemos buscá-lo e, com o Gomide lá, a coisa começou a andar.”

Em um e-mail para o Fermilab, nos EUA, de 06/02/1991, Gomide anunciou os preparativos finais para a conexão definitiva da Internet no Brasil:

"I'm glad to annouce that the link Fapesp-Fermilab (ESNet) is ready to operate, running TCP/IP over Decnet. Multinet, from TGV, implements the connection and the domain name server for the top-level .BR domain.
Thus, we'll have a stable connection between Internet and RNP, the Brazilian Academic Network. We should also emphasize the very significant contribution from all the parts involved in the activation of this link, and wish all the best for the partners of the current networking efforts."

À família e aos amigos de Gomide, nossos sentimentos.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.