NIC.br

Ir para o conteúdo
29 MAI 2025

Conversando sobre Internet na capital baiana


Manual do Usuário - 29/5/2025 - [gif]


Autor: Rodrigo Ghedin
Assunto: FIB

Estou em Salvador (BA) participando do 15º Fórum da Internet no Brasil, o FIB15. Vim para apresentar um novo podcast de entrevistas, o Nós da Internet, e para corrigir uma falha pessoal, a de nunca ter participado de um FIB antes.

Aqui, tive privilégio de entrevistar gente que fez e faz a internet brasileira. E em grande estilo: em um estúdio-aquário lindão montado no meio do centro de convenções. Esse da foto acima.

Já conversei com Terezinha Alves Brito, Carlos Afonso (CA), Flávia Lefèvre, Renata Mielli e Professor Glaser. Nesta quinta (29) faremos as duas últimas entrevistas, com Rodolfo Avelino e Demi Getschko.

Antes de embarcar, por motivos acho que óbvios, estava apreensivo. A generosidade de todos que entrevistei e da produção, nos bastidores, transformaram o nervosismo em grande satisfação e alegria.

O Nós da Internet e, de modo mais amplo, o FIB, são meio que uma versão presencial de vários debates que temos nos comentários deste Manual do Usuário e que me são muito caros. A mera transposição do texto escrito ao diálogo falado afeta um bocado a textura dos debates. Eu sou do texto escrito; é o formato em que me sinto mais à vontade, mas faz bem mudar o suporte às vezes. Oxigena as ideias, gera novas perspectivas.

Outro aspecto legal de um evento desses é poder ver, ouvir e abraçar pessoas que, até então, só conhecia por trocas de e-mail, mensagens ou videochamadas, ou seja, mediadas por telas. Fontes, colegas, leitores… já perdi a conta de quantos “amigos virtuais” pude conhecer em carne e osso. E também os de outros eventos e contextos que pude rever. Todos aqui parecem movidos pelo desejo compartilhado de uma internet melhor, mais saudável e acessível.

Fiquei admirado com todos esses contatos, pois introspectivo e sem muito traquejo social. Sou a prova viva do papel facilitador que bons eventos entregam às conexões sociais/networking.

O FIB é enorme. Esta edição, maior ainda: é a que teve mais participantes (+1,4 mil credenciados presenciais) até agora. O evento se desdobra em workshops e algumas atividades paralelas, como as mesas da Rede de Pesquisa em Governança da Internet, no dia zero. A agenda de gravações e a rotina do Manual limitaram um tanto o meu trânsito pelas atividades da agenda oficial. Do pouco que vi, gostei dos temas e das falas. Dica para você, lembrete para mim: está tudo no YouTube.

Alguns temas mais urgentes perpassaram várias falas, em especial a defesa do multissetorialismo do CGI.br, que completa 30 anos neste sábado (31), ameaçado por uma investida legislativa que pretende submetê-lo à Anatel, e o lançamento de uma consulta pública e de dez princípios para a regulação das redes sociais. Assuntos de cunho mais prático, como o impacto de telas em crianças e adolescentes, os perigos do ecossistema de desinformação e o desafio de equacionar avanços tecnológicos com a preservação do meio-ambiente, foram objeto de debates nas oficinas.

O Nós da Internet, o podcast que estou gravando no FIB15, será publicado em breve em todas as plataformas de podcasts. Quando sair, te avisarei por aqui.

Foto do topo: Rodrigo Ghedin/Manual do Usuário.