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22 NOV 2023

Brasileiro está mais online


Consumidor Moderno - 21/11/2023 - [gif]


Autor: Jessica Chalegra
Assunto: TIC Domicílios

Ao mesmo tempo que o número de pessoas que têm acesso à Internet no Brasil mostrou expressivo aumento, 29 milhões de brasileiros ainda vivem sem conexão

A população brasileira está, cada vez mais, presente no mundo virtual. Em 2023, houve um aumento no número de pessoas com presença online devido a uma série de fatores. Se em 2022 o percentual de brasileiros que têm mais de 10 anos com internet em casa era de 81%, em 2023 esse número aumentou para 84%. Isso representa 156 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2023, lançada Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Classes C, D e E impulsionaram aumento do acesso à rede
O aumento aconteceu após dois anos de estabilidade. Vale lembrar que, em 2015, o acesso à internet alcançava apenas 51% da população brasileira. Os números mais significativos foram vistos entre as classes C, D e E. Há oito anos, enquanto 99% e 88% dos lares das classes A e B, respectivamente, tinham acesso à rede, entre C e DE os percentuais eram 56% e 16%, seguidamente. O salto das classes mais baixas com acesso à rede teve um expressivo salto em 2023. Enquanto 91% do público C está conectado, a porcentagem dos domicílios D e E é de 67%.

O telefone celular também tem sido um facilitador do acesso à internet no Brasil. Prova disso é que o dispositivo foi usado com exclusividade por 58% das pessoas. Porém, esse número sobe para 99% dos usuários de internet no Brasil quando os entrevistados são questionados se, em algum momento, se conectaram à rede pelo telefone celular. Além disso, existem os 41% que usam tanto computadores, como smartphones. Nas classes DE, a predominância é pelo uso de smartphones (87%).

Outra questão exposta pelo estudo diz respeito ao tipo de conexão utilizada pela população brasileira para garantir a presença online. Entre os que possuem telefone celular, 60% usam um plano pré-pago, enquanto 36% optam pelo pós-pago. Quanto ao uso de Wi-Fi, a diferença do acesso está na classe social. Enquanto 97% do público da classe A acessa a internet por esse formato de rede, quanto pela móvel, nas classes DE 36% utilizam o Wi-Fi, enquanto 11% apenas a rede móvel.

Acesso à internet impulsiona compra de produtos e serviços
Em 2015, 39 milhões de brasileiros aproveitaram a presença online para fazer compras, seja de produtos ou serviços. Com o aumento do acesso à rede, esse número passou por mudanças e deu um salto de lá para cá. De acordo com os dados da pesquisa, metade da população usa a internet com o objetivo de consumo. Nos últimos 12 meses, 78 milhões de pessoas afirmaram ter feito transações no ambiente digital. Esse número representa um aumento de 11 milhões em comparação com o ano anterior.

As transações financeiras com o uso da internet também passaram a acontecer com mais frequência em 2023. Enquanto em 2019 elas eram feitas por 33% da população, esse número aumentou para 54% em 2023. Porém, continua maior entre os integrantes da classe A. o estudo mostrou que 85% desse grupo fez movimentos financeiros de forma online nos últimos 12 meses, enquanto entre os integrantes da classe B esse percentual foi de 74%. Os números declinam para 54% entre o público C, e mais ainda entre as classes D e E, chegando a 34%.

Uso da internet incentiva práticas culturais
Assim como cresceu o número de usuários de internet no Brasil, a presença online da população brasileira impulsionou o consumo de serviços por assinatura. O salto foi de 38% em 2021, para 45% em 2023. Além disso, a internet tem sido usada para o compartilhamento de vídeos (54%), o uso de redes sociais (51%) e para o envio de mensagens instantâneas por aplicativos (48%).

O consumo de podcasts também aparece na lista como a prática de maior avanço nos últimos anos no Brasil. Conforme indicado pela pesquisa, 29% dos brasileiros com 10 anos consumiram esse formato de conteúdo em 2023. O número representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2021 (22%) e uma elevação notável de 19 pontos percentuais quando comparado a 2019 (10%).

O crescimento no acesso de podcasts no Brasil é atribuído principalmente à produção nacional. Enquanto 29% dos entrevistados afirmaram ter ouvido podcasts brasileiros, apenas 7% disseram ter ouvido podcasts estrangeiros, invertendo a tendência predominantemente observada no caso de filmes e séries.

Presença online da população brasileira aumentou, mas internet não é usada por todos
Ao mesmo tempo que o número de pessoas que têm acesso à internet no Brasil mostrou expressivo aumento, a quantidade de brasileiros que não têm conexão com a rede continua grande. Esses somam 29 milhões, predominantemente da classe DE, com 17 milhões. Já na classe C, esse número cai para 10 milhões, enquanto nas classes AB são 2 milhões de pessoas que não fazem o uso da internet.

A maior parte dos não usuários de internet, 24 milhões, está na área urbana, e essa é a mesma quantidade de pessoas que não têm presença online e possuem apenas o ensino fundamental. 16 milhões do total de brasileiros sem acesso à rede têm 60 anos ou mais. Além disso, o Nordeste e o Sudeste empatam na quantidade de pessoas que não dispõem de acesso ao mundo digital, cada um com 10 milhões. O Norte e o Sul também apresentam ambos a mesma quantidade, 3 milhões, enquanto o Centro-Oeste é a região com menor número de moradores sem acesso à rede, 2 milhões.