Analista/Engenheiro de Redes (atuação na equipe de ativação do IX.br, OpenCDN e outros projetos)

Área

Projetos (Ceptro.br) / IX.br. O NIC.br é uma instituição privada, sem fins de lucro, que funciona como braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Somos responsáveis, por exemplo, pelos domínios .br, pela distribuição de endereços IP no país, entre muitas outras atividades. Esta vaga é para a área de projetos do CEPTRO, departamento do NIC.br responsável por diversas iniciativas, cujo principal objetivo é fomentar o desenvolvimento da Internet no Brasil, com foco em sua infraestrutura. Entre elas estão o IX.br, o OpenCDN, o NTP.br, o INOC-DBA e os cursos de IPv6 e de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos Internet.

Local

São Paulo, SP – Brooklin (região da Berrini)

Descrição detalhada

Dentro da área de projetos do Ceptro.br temos profissionais dedicados a atuar em iniciativas diretamente relacionadas à infraestrutura da Internet no Brasil, como o IX.br e o OpenCDN. O IX.br implanta e opera Pontos de Troca de Tráfego Internet (Internet Exchanges) por todo o Brasil, estando atualmente presente em 33 regiões metropolitanas. O maior deles atualmente é o PTT de São Paulo, que também é o maior do mundo, tanto em redes interligadas como em volume de tráfego. O OpenCDN é uma iniciativa que facilita o compartilhamento de servidores de cache das CDNs, como Akamai, Azion, Google, Globo e Netflix entre várias redes, em um PTT, onde essas diversas redes compartilham entre si a infraestrutura e custos envolvidos, estando presente atualmente em Salvador e Manaus.

Como parte desse time e utilizando sua experiência, você fará a configuração de servidores, switches, roteadores, e outros equipamentos de rede. Atenderá os usuários dos diversos serviços diretamente. Implantará sistemas para automação das diversas tarefas e para o monitoramento dos serviços. Desenvolverá scripts e outros softwares mais complexos para automação e gerência da rede e dos serviços. Auxiliará outros membros da equipe na execução de suas funções. Além de atuar no processo de ativação e desenvolvimento de sistemas para o IX.br, e no OpenCDN, a equipe da qual você fará parte também é responsável pelo NTP.br, INOC-DBA, IPv6.br e outras iniciativas.

Requisitos

Estamos buscando um profissional formado em engenharia da computação, ciência da computação ou cursos afins, com pelo menos dois anos de experiência. É necessário ter conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação de alto nível (ex. python, golang, shell script...) e é desejável que já tenha desenvolvido scripts para automação de tarefas e interação com dispositivos de redes. É desejável que conheça ferramentas de automação como ansible, stackstorm e similares, além de netconf e yang. É preciso ter conhecimentos sólidos nos fundamentos de ciência de computação (desenvolvimento de algoritmos, modelagem e análise de complexidade) e de redes (TCP/IP, IPv4 e IPv6, BGP, MPLS/VPLS, VxLAN). Domínio de Linux. Experiência operacional em redes e Internet, sendo desejável a vivência com mais de um tipo de equipamento, como Cisco, Juniper, Mikrotik, Extreme Networks, etc. Experiência prévia na área de suporte, atendendo diretamente usuários, será considerada um diferencial. É preciso ter inglês em um nível excelente para escrita, leitura e compreensão oral.

Benefícios

Assistência médica / medicina em grupo, assistência odontológica, estacionamento ou vale-transporte, previdência privada, seguro de vida em grupo, tíquete-refeição, entre outros. A chance de se desenvolver profissionalmente, trabalhando em projetos relevantes para a sociedade, em uma instituição sem fins de lucro que é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus projetos e iniciativas.

Regime de contratação

CLT