NIC.br

Ir para o conteúdo
21 OUT 2020

Projeto “Cidadão na Rede” orienta e conscientiza usuários, em poucos segundos, sobre o bom uso da Internet




Boatos, senhas seguras e variadas, como melhorar o sinal Wi-Fi, qualidade da Internet e cyberbullying são alguns dos temas abordados nos primeiros vídeos dessa iniciativa do NIC.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou hoje (21 de outubro) o projeto Cidadão na Rede, que tem o objetivo de difundir e incentivar boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, alcançando o maior número possível de usuários. A iniciativa conta com animações curtas que explicam de maneira simples como usar a rede de forma correta e responsável, abrangendo questões técnicas e comportamentais, para que dicas importantes sejam transmitidas e compartilhadas pela rede. Os primeiros vídeos já estão disponíveis no portal https://cidadaonarede.nic.br/ e podem ser baixados e compartilhados por qualquer pessoa ou instituição em sítios web, redes sociais, mídia interna em condomínios e quaisquer outros meios de interesse.

Para o lançamento do projeto, foram preparados vídeos que abordam temas: como criar boas senhas e gerenciá-las, autenticação em dois fatores, boatos na rede, uso de repetidores de Wi-Fi, cyberbullying, compras on-line, entre outros. São abordados assuntos do momento e dúvidas comuns entre os usuários de Internet, sempre trazendo uma dica prática sobre como cada um pode usar melhor a Internet, de forma mais completa, responsável e segura.

“A ideia de desenvolver vídeos que esclareçam dúvidas e conceitos básicos sobre temas relevantes para o dia a dia na rede, e que despertem o interesse das pessoas, surgiu ao vermos bons exemplos acontecendo em outros países. O Cidadão na Rede tem o objetivo de levar informação útil sobre vários tópicos relacionados à Internet. Adaptamos a linguagem para que fosse de fácil entendimento para o maior número de pessoas e, com isso, queremos contribuir para uma ambiente on-line cada vez melhor no Brasil”, explica Eduardo Barasal Morales, coordenador das iniciativas de disseminação de conhecimento do Ceptro|NIC.br e idealizador do projeto.

Para garantir que os vídeos atinjam o maior número possível de pessoas, a ideia é firmar parcerias com provedores de Internet e empresas que fornecem conteúdo televisivo para edifícios comerciais e residenciais. “Planejamos disponibilizar cerca de 20 vídeos neste ano. Nosso objetivo é ter o maior número possível de empresas e outras entidades abraçando o projeto. Organizações interessadas poderão inserir suas logomarcas no material e distribuí-lo em seus canais de mídia, configurando assim oficialmente seu apoio. Promover o uso pleno e consciente da Internet é papel de todos. Acreditamos que os provedores, as plataformas de distribuição de conteúdo em locais públicos e grandes empresas se interessarão pela iniciativa, assim como universidades, ONGs e entidades governamentais”, completa Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do Ceptro/NIC.br.

Reveja o lançamento on-line do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=6FxSx4reJN4.

Outras iniciativas do NIC.br
Além do Cidadão na Rede, o NIC.br disponibiliza gratuitamente no Portal Internet Segura (https://internetsegura.br/) diversos materiais de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos com temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, pessoas com mais de 60 anos até técnicos em Internet e Redes. O NIC.br também é responsável por iniciativas como o NTP.br (https://ntp.br/), que oferece condições para que os servidores de Internet no Brasil estejam sincronizados com a Hora Legal Brasileira; o Sistema de Medição de Tráfego (SIMET), único sistema brasileiro de medição de velocidade e qualidade da conexão Internet totalmente independente, em que todos os testes são realizados fora da rede dos provedores de acesso à Internet; o programa “Por uma Internet mais Segura”, que reúne palestras, cursos e treinamentos para a melhoria dos processos e configuração das redes; o Portal Boas Práticas para a Internet no Brasil (BCP), que traz recomendações fundamentais para reduzir a disseminação de tráfego malicioso e melhorar a segurança de dispositivos de rede; entre muitos outros. Para conhecer nossas atividades, acesse: https://nic.br/atividades/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
imprensanic@webershandwick.com 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – 
anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo 
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino
 – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/