NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

NIC.br torna-se distribuidor oficial de blocos Ipv6 no Brasil




Novidade estará disponível no País por meio de acordo com o LACNIC, o Regional Internet Registry (RIR) para a América Latina e Caribe

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br - www.nic.br ), entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), anuncia acordo com o Registro de Endereçamento de Internet para a América Latina e Caribe, mais conhecido como LACNIC, para a distribuição de IPv6 (Internet Protocol – versão 6) no Brasil.

Com a parceria a entidade terá autonomia no fornecimento do IPv6 no País, como já acontece com IPv4 desde 1994, e não será mais necessário aos interessados brasileiros pedir esses endereços ao LACNIC.

O LACNIC é um dos cinco Regional Internet Registries (RIRs) do mundo. Os outros quatro são o AFRINIC para a África, o APNIC para a Ásia e o Pacífico, o ARIN para os Estados Unidos e o Canadá, e o RIPE para a Europa. “Uma das vantagens da parceria é que ficou mais curto o caminho para a aquisição de um endereço IP ou de um Autonomous System Number (ASN), já que todo o processo será realizado em território virtual brasileiro”, diz Frederico Neves, Diretor de Serviços & Tecnologia do NIC.br.

No Brasil existem mais de 300 proprietários de ASNs, entre os quais as empresas de telecomunicações e muitos dos provedores de acesso e conteúdo.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Entidade: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -NIC.br
Fonte: Mariana Balboni, Assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) – jessica@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br