NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JAN 2022

Guia orienta mães e pais sobre como preparar os filhos para os desafios do mundo digital




Lançada pela Plataforma Democrática – uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais –, pelo Instituto Palavra Aberta e pelo NIC.br, a publicação "Pensando de Forma Autônoma Dentro e Fora da Internet: Guia para Famílias" pode ser acessada gratuitamente.

Como educar crianças e adolescentes para lidar com os desafios próprios da era digital, como a proteção de sua privacidade, a recepção de mensagens de ódio e desinformação on-line? Esse é o fio condutor do "Pensando de Forma Autônoma Dentro e Fora da Internet: Guia para Famílias", recém-lançado pela Plataforma Democrática (PD) – uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais –, pelo Instituto Palavra Aberta e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A publicação, de autoria de Alice Noujaim e Bernardo Sorj, da PD, e Maura Marzocchi, do Palavra Aberta, é um guia para mães, pais e familiares interessados em se aprofundar no tema, com textos claros e orientados especificamente para esse público.

Os autores enfatizam que os mundos on-line e off-line não são esferas apartadas, e que os problemas de reflexão e convivência colocados no ambiente digital relacionam-se às experiências fora dele. Com base nessa ideia, o guia tem o objetivo de ajudar a orientar os mais jovens no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que possam interagir nesses dois mundos, mantendo sua autonomia intelectual e emocional – fundamentos de cidadania e convivência necessários numa sociedade democrática.

“Praticamente não há mais separação entre mundo virtual e mundo real. A educação hoje, seja no lar ou na escola, deve levar em consideração o complexo off-line/on-line em que vivemos. Partindo da premissa de que os valores fundamentais, a capacidade de raciocínio e a sensibilidade se formam fora das telas, nosso livro procura indicar caminhos para formar pessoas para uma convivência fundada no respeito mútuo", explica o diretor da Plataforma Democrática e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Bernardo Sorj.

Na publicação, a realidade sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no país é ilustrada pelos dados das pesquisas realizadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, tais como a TIC Kids Online e a TIC Educação.

“Estamos felizes em contribuir e apoiar essa publicação, que está em linha com ações do NIC.br voltadas para a consolidação da Internet como um ambiente cada vez mais seguro, ético e responsável, e também com nossas iniciativas de produzir e disseminar dados coletados sobre o uso das tecnologias pelos jovens, que podem ajudar no fomento das políticas voltadas para a inclusão digital no Brasil”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

O guia é uma adaptação para uso das famílias de um e-book destinado ao uso escolar, de mesmo nome e que está disponível em https://coracoesementes.org.br. Ele também pode ser encontrado no portal Internet Segura (https://internetsegura.br), do NIC.br, que agrega diversas iniciativas para fomentar um uso mais seguro e responsável da Internet.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/principios). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Assistente de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
https://facebook.com/nic.br
Telegram: 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/