NIC.br

Ir para o conteúdo
23 NOV 2006

Disponibilidade de novos domínios genéricos será pauta na ICANN do Brasil




Tema é parte do processo normativo (PDT) levado à discussão pública pelo Generic Names Support Organization (GNSO)

A criação de novos nomes de domínios genéricos na Internet mundial será um dos temas a serem discutidos na reunião do Brasil da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que acontece de 02 a 08 de dezembro de 2006, no Hotel Transamérica, em São Paulo, com a organização do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Os chamados gTLDs (generic Top Level Domains, na sigla em inglês) são os que têm como terminação as siglas ".org", ".net" etc.

O tema foi levado à discussão aos membros da ICANN por meio do processo normativo (PDT) da Generic Names Support Organization (GNSO), que é a instância de aconselhamento da ICANN sobre nomes de domínio globais. No encontro que a entidade fará no Brasil, a expectativa é que sejam resolvidas as questões relacionadas à viabilização de novos gTLDs. Além disso, também estarão em pauta os possíveis critérios de seleção e eventuais métodos de alocação que poderiam ser usados para os novos domínios genéricos, assim como as respectivas condições contratuais.

"Com a expansão do uso da Internet no mundo e com a tendência dos endereços se tornarem cada vez mais personalizados é de extrema importância que haja um desenvolvimento sustentável dos domínios genéricos", explica Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Sobre a ICANN

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN - Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolos, pela administração do sistema de domínios de primeiro nível, tanto genéricos (gTLDs) quanto de códigos de países (ccTLDs), e também pelas funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz. A ICANN se dedica também a preservar a estabilidade operacional da Internet, a promover a concorrência, a obter a ampla representação das comunidades globais da Internet e a desenvolver políticas adequadas à sua missão, por intermédio de processos representativos e com decisões baseadas em consenso.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) - jessica@s2.com.br
Cristiana Rebouças- cristiana@s2.com.br
Claudia Fuji - claudiam@s2.com.br
Priscila Rocha - prirocha@s2.com.br