NIC.br

Ir para o conteúdo
27 NOV 2009

Conferência Web W3C Brasil amplia a discussão sobre profissionalismo da Web




O evento reuniu mais de 300 pessoas da área, que participaram de palestras, tutoriais e mesas-redondas sobre diversos temas relacionados ao futuro da web

O W3C Brasil, escritório brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium, entidade que atua no estabelecimento de padrões e diretrizes do WWW) realizou em 23 e 24 de novembro a 1ª Conferência Web W3C Brasil em São Paulo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Microsoft e Opera. O evento possibilitou a reflexão sobre diversos temas relacionados à web, dentre eles acessibilidade e usabilidade, web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais e computação na nuvem, entre outros.

Para Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil, a conferência integrou diversos públicos que atuam com a web, oferecendo importantes discussões como a formação profissional e o ensino de padrões. "Um dos painéis inclusive abordou um assunto polêmico, a necessidade da criação no mercado brasileiro de um processo de certificação profissional. Foi discutido como articular esse processo com os centros de formação e de capacitação, buscando propiciar dentro de um padrão acessível a todos atualização e certificação profissional com as mais recentes tecnologias", disse.

A audiência não se limitou apenas ao público presente, que atingiu mais de 300 pessoas nos dois dias. No Twitter, a Conferência Web W3C Brasil foi o segundo assunto mais popular desta terça-feira. Já a transmissão online pela IPTV da Cultura contou com quase 2.500 visualizações somente no primeiro dia.

Durante o evento, Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, anunciou o lançamento do Prêmio Conexão Cultura - A sua história em suas mãos. A iniciativa é um desdobramento do programa Conexão Cultura e visa reconhecer ações de telecentros e lan houses que vão além das funções cotidianas, com iniciativas que facilitam o acesso dos seus freqüentadores a benefícios culturais e sociais.

Outro destaque foi a apresentação sobre a web como fenômeno social e objeto de estudo, que contou com a presença de Wagner Meira, do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, Simone Barbosa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web, Sergio Amadeu, da Fundação Cásper Líbero, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio. A abordagem mostrou a importância de gerar uma compreensão multidisciplinar sobre a web, objeto de estudo hoje das ciências sociais, da economia, da psicologia e do direito. A web e suas interações sócio-culturais há tempo já não é mais assunto apenas da ciência da computação ou de tecnologia e infraestrutura de rede. "É essencial abordarmos em todas as suas dimensões a complexidade que é a web hoje no final da primeira década do século 21", disse Diniz.

A transparência de dados por parte do governo também foi um dos temas do evento. No painel "Que dados e como disponibilizá-los", personalidades do governo comentaram sobre as iniciativas para facilitar o acesso da população a dados governamentais públicos ou de políticas públicas e que possam ser livremente reutilizados pela sociedade.

"Tenho a impressão de que a conferência possibilitou um momento de reflexão em relação à web no Brasil. A repercussão foi muito grande, pois as pessoas começaram a olhar para a web de forma diferente. Estou certa que o profissionalismo será maior e que vivenciaremos um crescimento desse mercado, afirma Ana Laura Gomes, consultora do Senac, que esteve presente no evento.

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br

Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.

Mais informações em: http://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações: http://www.cgi.br / http://www.s2.com.br / http://twitter.com/S2comunicacao.


Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br