NIC.br

Ir para o conteúdo
03 JUN 2019

Conferência Web.br propõe reflexão sobre “a Web que queremos”




11ª edição do evento será nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo


A Conferência Web.br 2019 reunirá, nestes 30 anos da Web, especialistas nacionais e internacionais, desenvolvedores, designers, gestores, estudantes e usuários de Internet para debater questões que desafiam a Web. Sob o tema "Nós podemos ter a Web que queremos!", a 11ª edição do evento, realizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil), será nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo.

Os ingressos no valor promocional já podem ser adquiridos no endereço: https://conferenciaweb.w3c.br/. O primeiro lote estará disponível apenas até 30/6.

"Assim como a Web só evolui graças à colaboração dos mais diversos atores, uma Web aberta, universal e descentralizada continuará sendo possível com a união permanente de esforços. Nestes 30 anos da Web, teremos uma Conferência especial, pois será um momento importante de reflexão e debate com a comunidade brasileira sobre os princípios originais dessa tecnologia e ações possíveis para que a Web atinja todo o seu potencial, preservando nossa privacidade, democracia e direitos, sem que a Web se confunda com plataformas que buscam ser hegemônicas", destaca Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br e do W3C Brasil.

Temas como segurança e privacidade, inteligência artificial, web pervasiva, tecnologias mais eficientes para a Web e dados abertos, todos contando com uma análise sobre a ética nestes contextos, serão debatidos durante o evento, já consagrado como principal espaço brasileiro de discussão sobre as tendências e boas práticas de desenvolvimento web. O formato da Conferência privilegia, por um lado, o aprendizado na prática, com o uso de novas tecnologias Web que desafiam os desenvolvedores e, por outro lado, o debate sobre o impacto dessas novas tecnologias na sociedade e na tomada de decisão nos negócios, a partir da apresentação de renomados palestrantes. A programação do evento ficará disponível em breve no sítio da Web.br.

Edições anteriores

Em 2018, centenas de participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática como desenhar projetos de dados e inteligência artificial, construir cenas de realidade virtual na Web, entre outras tecnologias Web inovadoras. Além dos workshops, a Conferência também contou com a apresentação de especialistas sobre os avanços de aplicações com inteligência artificial na Web, aprendizado de máquina (machine learning) e computação cognitiva. Reveja as apresentações na playlist disponível no canal do NIC.br no YouTube.

Anote na Agenda
Conferência Web.br 2019 - "Nós podemos ter a Web que queremos!"

Data: 30 e 31 de outubro
Local: Centro de Convenções Rebouças       
Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo, SP
Ingressos: https://conferenciaweb.w3c.br/

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://www.ceweb.br/.

Sobre o Escritório Brasileiro do W3C

Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: https://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
Weber Shandwick

https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027- 0200 r. 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram:
https://www.instagram.com/nicbr/