NIC.br

Ir para o conteúdo
25 NOV 2022

Conectividade significativa, habilidades digitais e os impactos da tecnologia na educação são temas de debate em São Paulo




Evento do Cetic.br|NIC.br reuniu especialistas renomados e contou com o lançamento dos livros das pesquisas TIC do CGI.br

O debate "Habilidades e competências digitais em um cotidiano cada vez mais conectado" marcou o lançamento, nesta segunda-feira (21), das edições 2021 das publicações TIC Domicílios, Kids Online Brasil, Educação e Empresas, pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), conduzidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O painel de discussão, mediado por Fernando Almeida (PUC-SP), foi composto por Sonia Jorge (Global Digital Inclusion Partnership - GDIP), Magdalena Claro (Universidade Católica do Chile) e Mario Volpi (Unicef), e teve como fio condutor os resultados dos levantamentos do Cetic.br|NIC.br.

Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br, destacou durante a abertura do encontro o compromisso do NIC.br e do CGI.br, ao longo dos últimos 18 anos, com a produção de estatísticas públicas sobre a Internet e as tecnologias digitais no Brasil. “Esses dados têm sido fundamentais para guiar a elaboração de políticas públicas, para as pesquisas acadêmicas e, sobretudo, para orientar o debate relativo à inclusão digital no país nas suas múltiplas dimensões”. Barbosa complementa que “a promoção de habilidades digitais é central para o enfrentamento dos riscos associados ao novo cenário de digitalização, incluindo os relativos à desinformação, a relação com as plataformas digitais e a proteção de dados pessoais”. Daniela Costa e Fabio Storino, analistas do Cetic.br|NIC.br, apresentaram alguns dos principais indicadores presentes nas publicações lançadas nesta segunda-feira.

Na sequência, o evento contou com palestra do professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia (EUA), que apresentou uma reflexão sobre os desafios para integrar as tecnologias digitais na educação. Na avaliação de Blikstein, os processos de digitalização não necessariamente resultam em avanços para a educação, podendo até aprofundar assimetrias. Ele citou alguns desafios identificados nos estudos conduzidos pelo Cetic.br: desigualdades no acesso à Internet, falta de conectividade de qualidade em grande parte das escolas no país, e uso de celular como único meio de conexão à rede para uma parcela significativa da população brasileira. “Descobrimos, com as pesquisas, que estamos muito longe de usar a Internet nas escolas de uma forma pedagogicamente sólida”, comentou.

Para Blikstein, a tecnologia não deve se ocupar de digitalizar o “antigo”, mas sim em criar uma nova escola capaz de apaixonar o aluno e mantê-lo nela. “Isso parece caro, mas é mais barato do que ter uma geração de adolescentes fora da escola”.

Painel
Primeira a falar no painel “Habilidades e competências digitais em um cotidiano cada vez mais conectado", Sonia Jorge, Diretora-executiva da Global Digital Inclusion Partnership (GDIP), enfatizou a importância da conectividade significativa, um conceito que busca estabelecer parâmetros mínimos para que as pessoas possam aproveitar as oportunidades online.

Sonia Jorge mencionou, ainda, lacunas de gênero existentes no Brasil e na América Latina, onde muitas mulheres não possuem dispositivos e conexão adequados para acessar a Internet, por terem rendimentos inferiores em relação aos homens. “Do ponto de vista da conectividade significativa, é importante não só medir, mas termos a responsabilidade de atacar essas disparidades que os dados revelam”, recomenda, referindo-se aos indicadores das pesquisas do Cetic.br.

Em sua explanação, Magdalena Claro, Diretora do Centro de Estudos de Políticas e Práticas em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Chile, falou da relevância do papel de mediador exercido pelos professores no acompanhamento das novas gerações, e como os jovens usam a tecnologia para o bem-estar e para o aprendizado. “O digital não é só uma oportunidade para melhorar o que fazemos, mas algo que desafia o sentido da educação".

Mario Volpi, Oficial de Programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF - ressaltou que, durante a pandemia, houve uma precarização do ensino, uma vez que a educação remota não aconteceu de forma estruturada e planejada, levando para a tela apenas aquilo que se fazia em sala de aula. "Isso teve um impacto grandioso na dificuldade e na falta de aprendizagem de crianças e adolescentes".

De acordo com Volpi, o grande desafio atual quando se menciona a recomposição da aprendizagem é saber o que os estudantes assimilaram. "A partir daí, poderemos complementar com aquilo que é importante em termos de habilidades, conceitos, para a vida, para a profissão, para as relações, para a saúde e para o desenvolvimento". Volpi afirma que é necessário fugir da ideia de que as tecnologias vão resolver todos os problemas e que os princípios baseados nos direitos humanos são fundamentais na discussão sobre inclusão digital.

Indicadores e análises
Os livros lançados durante o evento trazem artigos de especialistas sobre temas relacionados às pesquisas TIC, além de relatório metodológico e análise dos resultados. As publicações das pesquisas TIC Domicílios, Kids Online Brasil, Educação e Empresas estão disponíveis para download no endereço: https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/pesquisas/.

Para rever o evento, acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQq8-9yVHyOYHZQTudXvmwlIo9At6Jo3b.


Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completou 17 anos de atuação em 2022. Mais informações em https://cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/