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05 NOV 2020

Celular é o dispositivo mais utilizado por usuários de Internet das classes DE para ensino remoto e teletrabalho, revela Painel TIC COVID-19




Terceira edição do estudo do Cetic.br|NIC.br também traz dados sobre perfil dos usuários, barreiras de acesso, ferramentas mais utilizadas, entre outros



Neste período de distanciamento social, o celular tem sido o principal dispositivo utilizado para acompanhar atividades de ensino remoto por usuários de Internet com 16 anos ou mais, sobretudo nas classes DE. É o que revela a terceira edição do Painel TIC COVID-19, estudo divulgado hoje (5 de novembro) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). De acordo com o levantamento, situação semelhante ocorre em relação ao teletrabalho, que teve a prevalência do uso de telefones celulares entre profissionais desse estrato social. O levantamento investigou o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus e, nesta edição, teve como foco o ensino remoto e o teletrabalho, práticas que ganharam relevância no período.

O Painel TIC COVID-19 teve como parâmetros os indicadores da pesquisa TIC Domicílios, o que permitiu criar uma base de comparação com dados coletados antes da pandemia. As estimativas obtidas nessa terceira fase representam um contingente de aproximadamente 101 milhões de usuários de Internet, o que corresponde a 83% dos usuários com 16 anos ou mais, público-alvo da pesquisa. A coleta de dados foi realizada entre 10 de setembro e 1º de outubro deste ano. Confira alguns dos destaques:

Dispositivos e barreiras para o ensino remoto

Três quartos dos usuários de Internet com 16 anos ou mais e que são das classes DE (74%) acessam a rede exclusivamente pelo telefone celular, percentual que é de 11% entre os usuários das classes AB. Entre os usuários de Internet com 16 anos ou mais, que frequentam escola ou universidade, o celular aparece também como a ferramenta utilizada com maior frequência (37%) para assistir às aulas e atividades educacionais remotas. O uso do dispositivo como o principal recurso para participação nas atividades é maior entre os usuários das classes DE (54%), se comparado com o percentual daqueles das classes C (43%) e AB (22%). Já o uso de computador (notebook, computador de mesa e tablet) como o principal recurso para acompanhamento do ensino remoto é maior nas classes AB (66%), sendo menos acessível aos estudantes das classes C (30%) e DE (11%).

“A falta de recursos digitais para acessar as aulas e atividades remotas é um dos principais aspectos que podem afetar a continuidade das rotinas educativas durante a pandemia. As disparidades de acesso às TIC entre estudantes dos distintos perfis socioeconômicos também criam oportunidades desiguais para a aprendizagem”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

Ainda sobre as barreiras enfrentadas para o ensino remoto, de maneira geral, a dificuldade de esclarecer dúvidas com os professores (38%) e a falta ou a baixa qualidade da conexão à Internet (36%) figuraram entre as principais queixas atribuídas pelos alunos de 16 anos ou mais que frequentam escola ou universidade para participar das aulas ou atividades a distância. Ambas foram as barreiras mais reportadas pelos estudantes das classes DE (41% e 39%, respectivamente). A baixa qualidade do conteúdo das aulas (31%) e a falta de acesso a materiais de estudo (25%) foram outras dificuldades apontadas por esses estudantes.

Motivos para não acompanhar as aulas

Os motivos mais citados pelos entrevistados para o não acompanhamento de atividades educacionais remotas foram a necessidade de buscar emprego (56%); de cuidar da casa, dos irmãos, filhos ou de outros parentes (48%); e a falta de motivação para assistir às aulas (45%).

Entre os usuários das classes AB, os principais motivos foram não conseguir ou não gostar de estudar a distância (43%); cuidar da casa, dos irmãos, filhos ou outros parentes (38%) e falta de motivação (35%). Já entre os indivíduos das classes DE, as questões mais apontadas foram a necessidade de buscar um emprego (63%), de cuidar da casa, dos irmãos, filhos ou outros parentes (58%) e a falta de equipamentos para acessar as aulas (48%).

Dispositivos e ferramentas utilizadas no teletrabalho

Aproximadamente quatro em cada dez usuários de Internet que trabalharam durante a pandemia realizaram teletrabalho, o que corresponde a 23 milhões de pessoas. Isso ocorreu predominantemente entre indivíduos com ensino superior (65%), aos pertencentes às classes AB (70%), e os com 60 anos ou mais (58%). Perfil semelhante foi observado entre os que mais recorreram ao notebook para exercer suas atividades profissionais: 52% eram das classes AB; 56% tinham ensino superior e 67% estavam na mesma faixa etária descrita acima (60 anos ou mais).

Situação oposta, porém, ocorreu quando o dispositivo usado para trabalhar foi o celular: 84% dos usuários de Internet das classes DE fez uso de smartphones para atividades de trabalho; 70% com ensino fundamental, e 56% com idades entre 16 e 24 anos.

Em relação ao apoio das organizações em que trabalham para realizar suas atividades em domicílio, os usuários das classes AB foram os que mais receberam esse tipo de suporte, como notebooks, celulares ou suporte técnico. Nos demais estratos, menos de um terço recebeu suporte das empresas. De maneira geral, aplicativos de mensagens instantâneas foram as ferramentas mais utilizadas para realizar atividades de trabalho pela Internet (86%), seguidas pelas redes sociais (63%), plataformas de compartilhamentos de arquivos (63%) e plataformas de videoconferência (62%).

A pesquisa apontou também que redes sociais e aplicativos de mensagens tiveram papel estratégico na busca por fontes alternativas de renda durante a pandemia. O estudo verificou que o uso dessas ferramentas para a comercialização de serviços e produtos se intensificou no período. Entre os que realizaram vendas de bens e serviços por aplicativos de mensagens ou por redes sociais, os maiores percentuais foram de mulheres (37% e 34%, respectivamente); com ensino médio (34% e 32%); e das classes AB e C (cerca de 30%).

Entre os que utilizaram aplicativos como fonte de renda, mais da metade (53%) informou que essa era uma atividade para complementar os rendimentos, enquanto cerca de um terço (32%) informou que era o único trabalho realizado durante a pandemia.

“Aliado às limitações que o acesso desigual a dispositivos digitais impõe, é fundamental considerar como as disparidades socioeconômicas entre indivíduos podem representar um aproveitamento menor de funcionalidades oferecidas pelas TIC para o teletrabalho", reitera o gerente do Cetic.br.

Para o coordenador do CGI.br, Marcio Nobre Migon, "os esforços para a manutenção da coleta de dados durante a pandemia COVID-19 não somente mostram o compromisso do CGI.br e do NIC.br com a produção regular de estatísticas sobre a Internet no Brasil mas, sobretudo, trazem informações importantes sobre o impacto da pandemia nos hábitos de uso da rede, que são relevantes para os gestores públicos, para o setor privado e para a sociedade brasileira”.

Os dados completos da terceira edição do Painel TIC COVID-19 podem ser acessados em: https://cetic.br/pt/tics/tic-covid-19/painel-covid-19/3-edicao/.

Reveja o lançamento on-line, onde foram comentados os principais destaques do estudo: https://www.youtube.com/watch?v=-Tmsi-5hZLk.

Confira, ainda, os destaques da primeira edição do estudo, que aborda o uso da Internet durante a pandemia para atividades na Internet, cultura e comércio eletrônico, e da segunda edição, que traz dados sobre o acesso a serviços públicos on-line e de telessaúde, bem como informações sobre a preocupação dos usuários com a segurança e privacidade dos dados pessoais.

 

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.


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