NIC.br

Ir para o conteúdo
02 DEZ 2009

Ação do W3C Brasil conscientiza sobre a importância da acessibilidade




Páginas do W3C Brasil simularão a experiência de acesso à Internet de portadores de necessidades especiais no dia 3 de dezembro

O W3C Brasil, escritório brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium, entidade que atua no estabelecimento de padrões e diretrizes do WWW) realiza uma ação nesta quinta-feira, 3 de dezembro, para conscientizar os webdesigners sobre a importância do desenvolvimento de sites acessíveis. A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a expectativa é sensibilizar a sociedade sobre o tema.

A página inicial do W3C Brasil (www.w3c.br) apresentará formatos diferenciados para que a navegação simule a situação de um portador de necessidades especiais. O site apresentará três páginas iniciais diferentes a cada 10 minutos.  Uma delas estará escura, mas ao navegar as pessoas enxergarão seus links. A segunda apresentará fontes aumentadas excessivamente para ilustrar a experiência de um público com baixa visão. E a terceira estará com o mouse desabilitado para navegação apenas via teclado.  “Queremos chamar atenção para a necessidade de um desenho universal da web. A universalidade pressupõe a inclusão, que é possível com planejamento adequado no desenvolvimento de sites. O uso de padrões torna um site acessível a todos”, disse Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.

Mais informações em: http://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações: http://www.cgi.br / http://www.s2.com.br / http://twitter.com/S2comunicacao.

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br