NIC.br

Ir para o conteúdo
04 MAI 2022

Abertas as inscrições para nova turma do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil, do CGI.br




Curso terá formato imersivo, com aulas expositivas, debates e oficinas, de 10 a 16 de julho, que abordarão desde os fundamentos técnicos da Internet até temas atuais como LGPD, liberdade de expressão, inteligência artificial, economia de plataformas e regulação; Inscrições até 13 de maio

Que tal aprofundar o conhecimento sobre mecanismos de funcionamento da rede e debater desafios relacionados à governança da Internet no país e no mundo com quem é referência no assunto? A Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está com 35 vagas abertas para a 7ª turma do seu Curso Intensivo. As aulas são gratuitas, e as inscrições vão até meia-noite de 13 de maio, por meio do formulário eletrônico disponível na página da EGI.

Com carga horária de 50 horas, o Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil acontece entre os dias 10 e 16 de julho de 2022, na cidade de Itapecerica da Serra (SP), no hotel Terras Alta. A programação contará de aulas teóricas, oficinas, debates e atividades desenvolvidas pelos alunos. Durante uma semana, teremos uma imersão em temas como fundamentos técnicos da Internet, segurança cibernética, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), liberdade de expressão, privacidade, inteligência artificial, discriminação algorítmica e inclusão digital, economia de dados e regulação das plataformas digitais, entre outros tópicos. O objetivo é discutir os mecanismos de funcionamento da rede, e promover o pensamento crítico para lidar com os novos desafios trazidos com o avanço do acesso e do uso da Internet pela sociedade.

Para participar, os candidatos devem ser maiores de 18 anos e ter disponibilidade para dedicação integral. Uma Comissão de Avaliação examinará três aspectos principais de cada candidatura: análise curricular, conhecimento específico e diversidade dos candidatos, principalmente com relação à região, setores, gênero e raça. A divulgação dos aprovados e da lista de espera ocorrerá de 6 a 10 de junho.

“Essa iniciativa tem como objetivo capacitar atores envolvidos com o funcionamento e a governança da Internet. Queremos colaborar com o aprofundamento dos debates em torno dos modelos de governança multissetorial, multilateral e pluriparticipativo da Internet, além de mobilizar e interagir com as redes de pesquisa não necessariamente acadêmicas, e com atuação prioritária no Brasil”, afirma Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e idealizador da EGI.

Realizado desde 2014, o Curso Intensivo da EGI foi inspirado na experiência da Escola de Governança da Internet de Meissen, na Alemanha. Para saber mais detalhes sobre inscrição, processo seletivo e programação, acesse: https://egi.nic.br/curso-intensivo/

Sobre a EGI
A EGI é uma iniciativa do CGI.br e do NIC.br que tem como principal objetivo capacitar gestores públicos, formuladores de políticas públicas, profissionais da área jurídica, empresários, pesquisadores, acadêmicos, comunidade técnica, ativistas de organizações da sociedade civil e demais interessados sobre o funcionamento e a governança da Internet, fornecendo subsídios, aprofundando conceitos e explicitando os contextos, temas, desafios e foros de debate. A EGI também realiza oficinas em centros de pesquisa e apoia iniciativas de capacitação de governança da Internet em áreas acadêmicas e governamentais no Brasil. Mais informações: https://egi.nic.br/. 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues – Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/