NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUL 2018

Parceria do NIC.br com a RNP amplia oferta de capacitação em eventos regionais




Entidades promoveram o IX Fórum Regional em Belo Horizonte e Teresina

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) uniram forças para a realização de eventos regionais que ofereçam mais oportunidades de capacitação e integração para representantes de provedores regionais e Sistemas Autônomos (AS) da Internet. Os IX Fóruns Regionais realizados em Teresina (PI) e em Belo Horizonte (MG) ocorreram junto aos Workshops de Tecnologias de Redes (WTRs), organizados pela RNP para os profissionais que atuam nas instituições conectadas à rede acadêmica.

Para o gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br, Antonio Moreiras, esta parceria com a RNP pode contribuir para a solução de problemas e melhoria da conectividade regional. “Ganhamos com a participação do pessoal da RNP e seus clientes no IX Fórum Regional, pois formamos um público que pode replicar este conhecimento”, afirmou Moreiras.

Segundo Eduardo Morales, do NIC.br, a realização do primeiro IX Fórum Regional surgiu mediante a uma ideia apresentada pelo Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA). “Como o público do IX Fórum Regional é formado em grande parte por provedores, a aproximação ocorreu por uma sinergia de interesses. A RNP queria ter um contato mais próximo com os provedores regionais e os nossos alunos queriam mais conteúdo técnico e a possibilidade de fazer networking durante os cursos”, conta Morales.

Teresina e Belo Horizonte são duas das localidades que abrigam um Internet Exchange Point (IXP), também chamado de Ponto de Troca de Tráfego Internet (PTT), do IX.br. Essa é uma iniciativa do NIC.br e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. Com picos de tráfego de mais de 5,2 Tbit/s, o IX.br está presente em 31 localidades no Brasil. Entre as vantagens dos Internet Exchanges estão a redução na latência, a organização da infraestrutura de rede da Internet e racionalização dos custos, uma vez que o tráfego é resolvido de forma direta e localmente e não por meio de redes de terceiros.

Em junho, em Teresina, o NIC.br promoveu um curso de Boas Práticas Operacionais de Sistemas Autônomos (BCOP), com vagas destinadas ao público do WTR. Em paralelo, a Escola Superior de Redes (ESR), unidade de capacitação da RNP, ofereceu um minicurso sobre Fundamentos de Governança de TI.

Já em Belo Horizonte, a RNP ofereceu dois cursos: ITIL v3 Fundamentos, pela Escola Superior de Redes, e Técnicas de Contenção de Ataques de Negação de Serviço (DDoS), pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). O NIC.br promoveu novamente o curso de BCOP, para a difusão de boas práticas aos profissionais da área de Sistemas Autônomos (ASs), e está em discussão a realização futura de um Curso de IPv6 Avançado.

Os Workshops de Tecnologias de Redes (WTRs) fazem parte da estratégia do Sistema de Capacitação e Integração (SCI) da RNP, para reunir os gestores e equipes técnicas das instituições conectadas à rede acadêmica brasileira, a rede Ipê. Outros eventos estão agendados este ano em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Manaus (AM).

Sobre o IX Fórum Regional

O IX Fórum Regional é uma reunião itinerante organizada pelo NIC.br, vinculada aos cursos de Boas Práticas Operacionais de Sistemas Autônomos (BCOP). Seu objetivo é promover o diálogo entre os provedores de Internet, participantes e potenciais participantes do IX.br, além de outras empresas e instituições de cada região, por meio da apresentação de palestras técnicas e debates sobre melhorias na infraestrutura da Internet .

Confira a agenda dos próximos IX Fóruns Regionais e programe-se para participar: http://regional.forum.ix.br/.