NIC.br

Ir para o conteúdo
10 JAN 2017

Cursos NIC.br e CGI.br: confira o que está sendo preparado para 2017




Segurança e tratamento de incidentes, governança da Internet e acessibilidade na Web estão entre os temas abordados

A cada ano, o NIC.br e o CGI.br promovem uma série de cursos com o objetivo de capacitar e atualizar profissionais que atuam em áreas como acessibilidade na Web, desenvolvimento de redes, segurança e tratamento de incidentes, produção de dados abertos e tecnologias Web, governança da Internet, entre outros. Em 2017, novas turmas online e presenciais serão disponibilizadas, em sua maioria de forma gratuita.

A novidade ficará por conta dos cursos básicos de IPv6 e de Boas Práticas para Sistemas Autônomos, que contarão com a revisão do material didático e mudanças no formato de aplicação dos cursos. Segundo Antonio Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (Ceptro.br), a ideia é realizar cerca de 20 turmas desses treinamentos ao longo do ano, 10 em São Paulo e 10 em outras cidades, que devem ter início a partir de março. “Pretendemos transformar o curso presencial de IPv6 em um curso EaD auto instrucional, e continuaremos a oferecer palestras e pequenos workshops e mini cursos sobre o tema em universidades e eventos diversos”, completou.

Os cursos sobre segurança e tratamento de incidentes do CERT.br, de dados abertos e acessibilidade do Ceweb.br e de governança da Internet do CGI.br também voltarão a ser oferecidos no ano que vem.

Somente em 2016, foram ofertados 33 cursos, em pelo menos 17 cidades das cinco regiões do País, com mais de 6,5 mil pessoas atendidas. O calendário de cursos e a abertura de inscrições para 2017 serão divulgadas, assim que confirmadas, em https://cursoseventos.nic.br/turmas/.

Confira a relação completa de cursos disponíveis:

Ceweb.br

- Workshop de Acessibilidade na Web

Programa que explica os benefícios em tornar os conteúdos Web mais acessíveis para pessoas com deficiência e apresenta as principais técnicas para promover essa inclusão. Possuir conhecimento básico em HTML é um pré-requisito para participar deste curso, promovido pelo Ceweb.br.   
Modalidade: presencial    
Curso gratuito     

- Dados Abertos

Gestores públicos e cidadãos interessados em processar e produzir dados abertos são o público alvo deste curso do Ceweb.br, realizado em dois módulos: “Introdução aos dados abertos” e “Gerenciando a abertura de dados”. Entre os temas abordados estão um panorama de dados abertos no Brasil e no mundo, regras básicas e três passos para a abertura, entre outros.
Modalidade: online
Curso gratuito

- Dados Abertos Conectados

Focada em métodos e ferramentas para modelar e estruturar dados de forma que possam ser usados e reutilizados, a iniciativa do Ceweb.br busca incentivar a capacitação de profissionais interessados na criação e manutenção do ecossistema de dados abertos.
Modalidade: online
Curso gratuito


CERT.br

- Fundamentals of Incident Handling

A iniciativa do CERT.br é destinada ao pessoal técnico de Grupos de Segurança e Resposta a Incidentes (CSIRTs) e objetiva entender as implicações técnicas, de comunicação e coordenação envolvidas no provimento dos serviços de um CSIRT de maneira efetiva, confiável e consistente, e aprender os fundamentos do tratamento de incidentes de segurança. O programa possui cinco dias de duração, e será oferecido duas vezes no ano.
Modalidade: presencial    
Curso pago (parte do valor é subsidiado pelo NIC.br)

- Advanced Incident Handling for Technical Staff

Membros de grupos de segurança e resposta a incidentes (CSIRTs) e administradores de redes e sistemas que sejam responsáveis por identificar e responder a incidentes de segurança podem participar deste curso do CERT.br, que traz em sua ementa tópicos como visão geral de ferramentas típicas dos invasores, compreensão de ataques de negação de serviço, tratamento de vulnerabilidades e estudo de caso, entre outros. Serão dois cursos em 2017, cada um com cinco dias de aulas. O curso Fundamentals of Incident Handling é pré-requisito.
Modalidade: presencial    
Curso pago (parte do valor é subsidiado pelo NIC.br)


Ceptro.br

- Básico de Boas Práticas para Sistemas Autônomos     
Voltado para profissionais de empresas detentoras de registro de sistema autônomo ou que oferecem conteúdos e serviços na Internet e queiram adquirir recursos de numeração próprios. Introdução à Internet e aos sistemas autônomos, endereços e plano de endereçamento, introdução e boas práticas para o roteamento estão entre os assuntos tratados no curso.
Modalidade: presencial    
Pagamento: gratuito

- Básico de IPv6    
Destinado a técnicos e gestores de TI de empresas usuárias e que oferecem conteúdos e serviços na Internet, aborda tópicos como a importância da implantação do IPV6 na Internet, funcionalidades básicas do IPv6, serviços e segurança em redes IPv6, coexistência e transição, roteamento em planejamento da implantação do novo protocolo.
Modalidade: online a partir de 2017      
Curso gratuito


CGI.br

- Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI)        
Interessados em aprofundar os conhecimentos acerca das dinâmicas, tensões e atores que compõem as discussões sobre a construção da Internet no Brasil e no mundo podem participar do processo seletivo da EGI, promovido pelo CGI.br/NIC.br uma vez ao ano. As aulas são ministradas por membros do CGI.br, profissionais do NIC.br e especialistas de renome e notório saber nos assuntos debatidos.
Modalidade: presencial    
Curso gratuito

- Curso Jurídico da EGI  
Quais desafios a governança da Internet impõe à aplicação do Direito? Esse debate permeia as aulas deste outro curso da EGI, também organizado pelo CGI.br/NIC.br. A iniciativa contempla temas como o diálogo do Marco Civil com o ordenamento jurídico e a jurisprudência no Brasil e temáticas como conflitos de direitos; remoção de conteúdo; riscos à liberdade de expressão; guarda e requisição de logs etc.
Modalidade: presencial    
Curso gratuito