NIC.br

Ir para o conteúdo
30 AGO 2016

CERT.br recebe inscrições para 5º Fórum Brasileiro de CSIRTs




Tratamento de incidentes durante Jogos Rio 2016, análises de malware e iniciativas de conscientização dos usuários são destaques da programação

O Fórum Brasileiro de CSIRTs, principal encontro entre os profissionais do País que atuam no tratamento de incidentes de segurança, dedicará sua 5ª edição ao debate sobre os desafios e as lições aprendidas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, análises de malware e iniciativas de conscientização dos usuários. Promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo. Inscrições podem ser feitas em: http://www.cert.br/forum2016/inscricao/.

Profissionais com experiência em tratamento de incidentes de segurança terão a oportunidade de conhecer a atuação, durante os Jogos Rio 2016, do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (CDCiber), do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR Gov), do CERT.br e do Rio2016 CSIRT.

“As Olimpíadas e Paraolimpíadas encerram um ciclo de grandes eventos sediados no Brasil, que contou ainda com a Rio+20, Copa das Confederações e Copa do Mundo. São situações em que os olhos do mundo, e por consequência, dos atacantes, estavam voltados para o nosso País e que necessitaram de cooperação entre CSIRTs em geral. O Fórum Brasileiro de CSIRTs é o momento de reunir os grupos e compartilhar as lições aprendidas”, comenta Cristine Hoepers, gerente do CERT.br.

A programação também reserva espaço para aprofundar a discussão sobre códigos maliciosos. A apresentação de abertura abordará ransomware, ameaça que mais cresceu nos últimos anos. Durante a tarde, ainda no primeiro dia, haverá também uma palestra com foco em análise de malware. Encerrando o evento serão discutidos os impactos dos códigos maliciosos na Internet das Coisas (IoT).

Iniciativas voltadas aos usuários, como o programa corporativo de conscientização e educação em segurança da informação desenvolvido pelo Banco Bradesco, também serão abordadas durante o Fórum. Acesse a programação completa: http://www.cert.br/forum2016/agenda/.

Agenda
5º Fórum Brasileiro de CSIRTs

Dias 22 e 23 de setembro, a partir das 9h
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklyn Novo, São Paulo – SP
Inscrições: http://www.cert.br/forum2016/inscricao/
Público-alvo: profissionais com experiência em tratamento de incidentes de segurança
Evento gratuito / Vagas limitadas.