NIC.br

Ir para o conteúdo
08 ABR 2005

Volume de spams cai 35% no Brasil






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:IDG Now!
Data: 08/04/2005
Assunto: Segurança

O volume de spams reportados ao Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (NBSO) atingiu a marca de 690.721 mensagens entre os meses de janeiro e março de 2005.

De acordo com a organização, controlada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, o volume representa de queda de 35% frente a um milhão de spams registrados nos três primeiros meses de 2004. Na comparação com o último trimestre do ano passado, a queda foi de 9%.

Segundo analistas do NBSO, a diminuição reflete provavelmente a queda no número de notificações de spam enviadas por usuários e administradores de redes, e o aumento na eficácia das técnicas anti-spam adotadas por redes e provedores de acesso.

Pelo levantamento, as reclamações concentram-se nas categorias de Spamvertised Website - máquinas que hospedam páginas com produtos e serviços oferecidos no spam, com 38% do total das notificações - e na área de proxy aberto, que reflete abusos em máquinas com serviço de proxy mal configurado, com 31% de participação.

No ano de 2004, o NBSO registrou 4,1 milhões de spams.