NIC.br

Ir para o conteúdo
18 JAN 2018

TI é pouco usada em espaços culturais


DCI - 18/01/2018 - [gif]


Autor: Paula Cristina
Assunto: TIC Cultura 2016

Os equipamentos culturais no Brasil poderiam ser fortes impulsionadores de tecnologia e acesso à internet, no entanto, a falta de ferramentas tecnológicas, sobretudo entre os espaços públicos, afasta esse tipo de ativo da era digital.

Um estudo divulgado ontem (17) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aponta que o uso de plataformas on-line ainda está muito associado à divulgação de notícias e programação, principalmente em equipamentos como arquivos, bens tombados, bibliotecas, pontos de cultura e teatros.

De acordo com a pesquisa TIC Cultura 2016, o uso do computador é praticamente universalizado entre arquivos (99%) e cinemas (98%), mas ainda pode ser expandido, principalmente em bens tombados (69%), bibliotecas (78%) e museus (81%).

Entre as bibliotecas, o percentual cai para 42% quando recortado as que usam wi-fi. Na análise dos que disponibilizam acesso ao público, a cifra encolhe para 32%. “O wi-fi é muitas vezes utilizado para gestão interna, mas a capacidade de oferecer para o público externo exige uma infraestrutura mais robusta”, comentou o coordenador da pesquisa, Fabio Senne, citando, por exemplo, que a transmissão de streaming da programação poderia ser uma ferramenta multiplicadora da cultura, mas ainda é pouco difundido nos espaços.

Segundo o levantamento, a presença das instituições culturais na internet também tem variações de acordo com o seu perfil. Websites próprios são mais comuns entre cinemas (73%) do que bibliotecas (9%).

O estudo revela, ainda, que a maior parte dos equipamentos culturais não possui área ou departamento de TI, nem contrata serviços nessa área, exceto no caso dos cinemas. De acordo com o estudo, a maior dificuldade para o uso de computador e internet é a escassez de recursos financeiros para investimento em tecnologia.