NIC.br

Ir para o conteúdo
06 DEZ 1999

Spam entra na pauta da reunião executiva do Comitê Gestor






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: O Globo On
Data: 06/12/1999
Assunto: regulamentação anti-spam 

Ana Paula Lobo 

Na próxima quinta-feira, dia 9, a nova diretoria do Comitê Gestor da Internet brasileira - empossada no dia 23 de novembro, irá colocar, extraordinariamente na pauta, a questão dos spams. A informação é do representante dos usuários, Raphael Mandarino Junior.

"Precisamos retomar essa questão. Está na hora de todas as partes assumirem as suas responsabilidades para que a Internet possa efetivamente se tornar uma ferramenta de negócio", destaca Mandarino Junior. Segundo ele, a discussão da auto-regulamentação da Internet brasileira gera muita polêmica, mas é necessária.

Na visão do representante dos usuários no Comitê Gestor, os e-mails gratuitos, por exemplo, precisam ser controlados pelos provedores que os disponibilizam. "Não basta fornecer um email gratuito ao usuário. A idéia é perfeita para popularizar o uso da Internet, mas é necessário que o provedor saiba quem está utilizando o benefício. Algum controle tem que existir", destaca Mandarino Junior.

O assunto voltou à tona por causa da divulgação, hoje, de uma denúncia contra o empresário Ricardo Mansur, ex-proprietário das cadeias Mappin e Mesbla. Ele é acusado de distribuir spams espalhando boatos sobre uma possível crise na saúde financeira do Bradesco. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.