Spam deve ser combatido em três frentes
Arquivo do Clipping 2005
Veículo:WNews
Data: 31/05/2005
Assunto: CGI.br
Segundo Getschko, "a implementação de soluções tecnológicas é o primeiro passo e hoje os provedores têm obrigação de utilizá-las com toda força e, de preferência, na origem do problema: identificação e bloqueio dos spammers".
Paralelo a isso, o conselheiro diz que tem de haver uma cultura entre provedores e anunciantes de que o spam não pode ser enviado sem a autorização do internauta. Getschko diz que "por mais simples que a regra possa parecer, ela não é seguida em sua totalidade, o que culmina nos spams criminosos, que carregam vírus e cavalos-de-tróia, prejudicando o internauta".
"Evidentemente, já existem leis que tentam punir os infratores, mas muitas vezes, os spams têm origem em alguma ilha do Pacífico ou uma cidadezinha na Europa ou nos Estados Unidos. Ou seja, as poucas medidas punitivas existentes aqui não funcionam. Devido a essa restrição jurídica, a tecnologia e o bom senso devem prevalecer acima de tudo. Se há o abuso é porque há permissividade", acrescenta Getschko.