NIC.br

Ir para o conteúdo
08 FEV 2019

Sesc São Paulo na Campus Party Brasil


ABC do ABC - 7/2/2019 - [gif]


Assunto: Campus Party 2019

Instituição leva ao evento uma programação gratuita que inclui vivências e debates sobre tecnologia, cultura, games e representatividade

O Sesc São Paulo participa da 12ª edição da Campus Party Brasil compartilhando não só experiências ligadas à tecnologia e cultura maker como também à arte, representatividade, literatura, moda e até maternidade. Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, na Expo Center Norte, a instituição estará presente na ‘Open Campus’, área de circulação gratuita do festival, com atividades fixas e debates. Na Arena, espaço reservado aos campuseiros, o Sesc oferecerá ações de engajamento físico e imersões artísticas.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, "a participação do Sesc na Campus Party 2019 visa a estimular o encontro entre o digital e o analógico, com foco na experiência humana. A missão da instituição se concretiza ao oferecer aos diferentes públicos a oportunidade de uma participação ampla em atividades colaborativas, que propiciem aos participantes a reflexão, novos aprendizados e novas formas de ver o mundo que os circunda".

Os visitantes do estande do Sesc SP na ‘Open Campus’ poderão conferir uma amostra do que é oferecido regularmente no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), presente em 37 unidades da instituição, com salas-laboratório dedicadas às práticas educativas que utilizam suportes tecnológicos e digitais, sempre com uma atmosfera de liberdade, reflexão e cooperação, nas quais elementos analógicos também são bem-vindos. Para isso, o Sesc São Paulo vai estruturar bancadas nas quais os visitantes do evento terão acesso a vivências gratuitas de desenvolvimento de objeto em impressora 3D; demonstração de corte a laser; criação de animatrônicos e brinquedos controlados por Arduino e sensores; aulas abertas de técnicas têxteis e modelagem para produção de peças de vestuário; e games com jogos digitais nacionais com temáticas sobre representatividade negra, indígena e de gênero.

Destaque também para a bancada com óculos de realidade virtual, nos quais serão exibidos três curtas da Mostra Internacional de Cinema: Ultraman, Zero Days e Rio de Lama, documentário sobre o rompimento da barragem em Mariana (MG), produzido pelo artista Tadeu Jungle.

Atividades com foco na troca de saberes contarão com nomes relevantes em debates sobre tecnologia livre, literatura, games, representatividades e até maternidade. Entre os facilitadores dos bate-papos estão: o cartunista André Dahmer - autor de quadrinhos nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo -; o sociólogo e conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI) Sergio Amadeu - defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil -; o artista visual Fred Paulino - cientista da Computação pela UFMG -; o indígena Osvaldo Isaka - professor na aldeia São Joaquim/Centro de Memórias, Terra Indígena Kaxinawá do Baixo Rio Jordão, no Acre, e um dos criadores do game ‘Os Caminhos da Jiboia’ -; a mãe influencer e criadora de uma marca de roupas afro  Ana Paula Xongani; Samira Almeida - fundadora do livro aplicativo StoryMax - ; a designer Thaiz Leão - criadora das tirinhas Mãe Solo -; e a educadora de tecnologia, feminista e entusiasta do software livre  Maraiza Adami. (Calendário completo, abaixo).

Já na Arena, área destinada aos campuseiros, o Sesc SP oferecerá  práticas corporais como contraponto ao já extenso calendário voltado às tecnologias preparado pelo festival. Para ajudar esse público a se desplugar por alguns instantes, o Sesc ativa o Espaço Wellness, com técnicas como Treino Gaia e Dança K-Pop, e uma série de atividades esportivas realizadas em uma quadra.

A instituição também levará arte para os campuseiros no Lounge Sesc, onde ocorre a audição do álbum Modo Avião do compositor Lucas Santanna; no Palco Entertainment, a palestra-performance Poéticas Orbitais, com o artista mexicano Nahum e, no Palco Makers, a palestra Experiências em Audiovisual e Animação nos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc SP, com o educador do ETA do Sesc Jundiaí Felipe Calixtre.

O envolvimento do Sesc São Paulo com a propagação do conhecimento tecnológico não se limita ao período da Campus Party. O programa de Tecnologias e Artes da instituição faz parte de sua ação socioeducativa permanente e é desenvolvido o ano todo em cursos e oficinas nas unidades da capital, do litoral e do interior do estado.

Sesc no Campus Party Brasil 2019

Programação Open Campus

BANCADAS

Terça a quinta-feira – 13, 14 e 15 de fevereiro - 10h às 20h

Sábado – 16 de fevereiro - 10h às 16h

- Bancada Técnicas Têxteis

Com o Ateliê Vivo

Aulas abertas conduzidas pelo Ateliê Vivo, uma biblioteca pública de modelagens. Após assistirem a uma introdução à costura, os participantes serão estimulados a produzir sua própria peça a partir de moldes disponíveis (pochete, bolsa, travesseiro, calcinha, cueca e shorts).

- Bancada Fabricação Digital I

Com Sítio do Astronauta

Atividade aberta com o objetivo de introduzir e familiarizar o público com o uso da impressora 3D, oferecendo a oportunidade de produzir a sua própria peça a partir de uma ideia ou desenho no papel ou com software de modelagem, acompanhando o processo entre imagem e materialização.

- Bancada Fabricação Digital II

Com Rodrigo Mafra e Natália Calamari

Exibição e demonstração do processo de corte a laser explicando as potencialidades dessa nova tecnologia aplicada às artes e processos criativos envolvidos no aprendizado de novas tecnologias. Área para demonstração, com possibilidade de atividade prática e teórica, com computador com software livre de projetos vetoriais.

- Bancada Eletrônica Criativa

Com Glauco Paiva

Laboratório aberto de traquitanas, engenhocas e outros inventos em que o artista trabalha e recebe o público explicando o funcionamento das obras. Criação de animatrônicos controlados por sensores de áudio e movimento, brinquedos controlados por arduinos e sensores criando novos comportamentos.

- Bancada Realidade Virtual – Mostra Internacional de Cinema

Três óculos de realidade virtual apresentam curtas da Mostra Internacional de Cinema: Ultraman, Zero Days e Rio de Lama.

- Bancada Games (Vivência)

Com Game & Arte

Atividade com três jogos digitais nacionais que propõem uma reflexão sobre a representatividade negra, indígena e trans. Estarão disponíveis ao público o game Huni Kuin, produzido pelo índio Kaxinawá Osvaldo Isaka, Pug Corn, game narrativo desenvolvido por Mariana Souto em conjunto com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer, e A Nova Califórnia, projeto do estúdio Game e Arte, baseado no conto homônimo de Lima Barreto, desenvolvido pela Game e Art.

DEBATES

- Tecnologias Livres

Com Sergio Amadeu, Fred Paulino e Maraiza Adami 

Quarta-feira, 13 de fevereiro, das 17h às 18h

- Experiências Literárias e Tecnologias

Com André Dahmer, André Valias e Samira Almeida

Quinta-feira, 14 de fevereiro, das 17h às 18h

- Games e Representatividade

Com Tainá Felix, Osvaldo Isaka e Mariana Couto

Sexta-feira, 15 de fevereiro, das 17h às 18h

- Debate Protagonismo feminino e maternidade nas mídias sociais

Com Thaiz Leão (Mãe Solo), Thais Farage e Ana Paula Xongani

Sábado, 16 de fevereiro, das 15h às 16h

Programação na Arena

(exclusiva para os campuseiros)

ESPAÇO WELLNESS

- Treino Gaia

Método de treinamento natural, com ênfase na consciência e qualidade do movimento.

Com Hérica Sanfelice, educadora e idealizadora do método.

Terça, 12 de fevereiro - 13h, 15h, 17h, 19h e 21h

- K-Pop

Estilo de dança criado na Coréia do Sul que combina pop, rock, hip hop, eletrônica e outros gêneros, em coreografias que desafiam os participantes.

Com Thiago Tang, bailarino e coreógrafo.

Quarta, 13 de fevereiro - 11h, 13h, 15h, 17h, 19h e 21h

- Ginástica Multifuncional

Programa de exercícios físicos do Sesc SP, que leva em conta a expectativa e o estilo de vida do praticante. Os participantes poderão realizar movimentos que envolvem equilíbrio, força, coordenação e agilidade.

Com Daniel Leopoldo, Denise Rosa e Fernanda Romano, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.

Quinta, 14 de fevereiro - 11h, 13h, 15h, 17h, 19h e 21h

- Yoga

Prática indiana com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade, equilíbrio e relaxamento, aliado à meditação.

Com Josy Arakawa, Márcia Ferrarezy e Nilson Ribeiro, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.

Sexta, 15 de fevereiro - 11h, 13h, 15h, 17h, 19h e 21h

- Passinho

Dança que se originou com jovens, nas comunidades do Rio de Janeiro, tem ganhado espaço e destaque em outras cidades. É uma forma de expressão e comunicação em que a criatividade se traduz em desafios entre os participantes. Com o Cebolinha do Passinho, dançarino, coreógrafo e um dos criadores do Passinho.

Sábado, 16 de fevereiro - 11h, 13h, 15h e 17h

QUADRA

- Desafios Esportivos

Espaço para a prática esportiva com jogos e desafios em modalidades como futebol e suas variações, tchoukball, hóquei na grama e flagbol.

Com Janaína Lopes, Marcos Cardoso Gonçalves, Maria Cecilia Marrara, Vinícius Gonçalves e Wladimir Barbosa Reis, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.

Segunda, quarta e sexta, 11, 13 e 15 de fevereiro, das 14h às 17h.

- Esportes de Raquetes

Espaço para a prática das modalidades badminton e mini tênis.

Com Ana Carolina Rodrigues e Luiz Fernando Victorello, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.

Terça, 12 de fevereiro, das 14h às 17h.

- Jogos Populares

Espaço para a vivência de jogos como queimada, pic bandeira e base 4, que possibilitam a integração e elaboração de estratégias.

Com Nathan Lopes, Tatiana Vieira, Tiago Aquiles e Vagner Martins, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.

Quinta e sábado, 14 e 16 de fevereiro, das 14h às 17h.

- Tênis de Mesa

Espaço autogerido para a prática da modalidade.

Segunda a sábado, de 11 a 16 de fevereiro.

LOUNGE SESC

Funcionamento de 12 a 16 de fevereiro, com sessões às 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h

Audição do álbum Modo Avião, em formato de intervenção artística para o público presente na Arena Campus Party, conduzido pelo próprio compositor Lucas Santanna.

12 de fevereiro, com sessões às 12h30, 14h, 15h30 e 17h

13 a 15 de fevereiro, com sessões às 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h

16 de fevereiro, com sessões às 12h30, 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h

Vagas limitadas com retirada de senhas 30 minutos antes.

PALCO MAKERS

- Palestra: Experiências em Audiovisual e Animação nos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo

Palestra do educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Jundiaí Felipe Calixtre sobre sua experiência em animação. Relato dos processos, experimentações e resultados de algumas das atividades de audiovisual realizadas no ETA Jundiaí nos últimos anos, entre animação, vídeo para a internet e curta-metragem com variados públicos.

Felipe Calixtre é formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem experiência como diretor de animação, professor de artes plásticas, audiovisual, informática e cultura digital. Ministra cursos livres de animação, produz documentários, pesquisa histórica, eventos e projetos culturais pela Cine A Vapor Produções. Também atua como Educador de Tecnologias e Artes no Sesc Jundiaí.

13 de fevereiro, 16h às 16h45

PALCO ENTERTAINMENT

- Palestra-performance - Poéticas Orbitais

Com Nahum

Uma rosa na Lua e o sussurro de uma lembrança esquecida. Fogo, cartas não reveladas e uma sessão cortês com poetas e dançarinos. Poéticas Orbitais é uma palestra de performance em constante transformação, na qual o artista compartilha e remixa sua obra com suas pesquisas e inspirações. Esta palestra apresenta trabalhos em vídeo, depoimentos e ilusionismo para compartilhar seus pontos de vista sobre arte e exploração espacial.

Nahum é artista, músico, multi-instrumentista, performer e diretor artístico, nascido na Cidade do México, que vive e trabalha em Berlim. Seu trabalho combina tecnologias espaciais, ilusionismo e hipnose para criar perspectivas alternativas e extremas da experiência humana.

15 de fevereiro, às 16h

A programação completa do Sesc na Campus Party 2019 está em: https://www.sescsp.org.br/campusparty.