NIC.br

Ir para o conteúdo
17 JUL 2019

Sem rede e velocidade de conexão, escola rural padece para acessar à Internet


Convergência Digital - 16/7/2019 - [gif]


Autor: Roberta Prescott
Assunto: TIC Educação 2018

A falta de infraestrutura para acesso à internet e a baixa velocidade de conexão são os principais desafios para a conectividade das escolas em áreas rurais, conforme apontou a pesquisa TIC Educação 2018, divulgada nesta terça-feira (16/07) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Apenas 34% das escolas possuem ao menos um computador com acesso à internet e a velocidade de conexão é baixa para permitir uso pedagógico, na faixa de 2 Mbps. Para 43% das escolas rurais, a falta de acesso à internet deve-se à falta de infraestrutura na região onde a instituição se localiza e para 24% é devido ao alto custo da conexão.

Ainda nas escolas rurais, 52% dos responsáveis afirmam que os professores levam o próprio dispositivo para desenvolver atividades com os alunos. A maioria dos responsáveis (58%) usa o telefone celular particular, sendo que 52% afirmaram que se tratava de um dispositivo próprio, não custeado pela instituição, para atividades administrativas, tais como acessar a páginas ou sites (49%), enviar mensagens por aplicativo (49%) e comunicar-se com a secretaria de educação (51%). Os porcentuais de 2018 são maiores que os verificados em 2017.

Já nas escolas em áreas urbanas, a internet está praticamente universalizada, com 98% delas tendo ao menos um computador com acesso à internet. “Mas acesso à internet e a disponibilidade de dispositivos nas escolas ainda é desafio”, pontuou coordenadora da pesquisa Daniela Costa. “Quando olhamos as velocidades, 42% das escolas privadas têm acima de 11 Mbps enquanto nas públicas apenas 12%, mas existe uma proporção grande de diretores que não sabem a velocidade da internet”, completou o g erente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Nas escolas públicas urbanas, 58% dos professores utilizam o celular em atividades com os alunos, sendo que 51% deles fazem uso da própria rede 3G e 4G para realizar estas atividades. Já nas escolas rurais, 58% dos responsáveis pelas escolas utilizaram o telefone celular para atividades administrativas.