NIC.br

Ir para o conteúdo
02 JAN 2019

Retrospectiva 2018: confira os destaques que foram notícia na Dataprev


Portal Dataprev - 28/12/2018 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

O ano de 2018 foi marcado por conquistas, reconhecimento e entregas para a Dataprev, que completou 44 anos presente na vida do cidadão brasileiro, facilitando o seu acesso aos serviços públicos por meio da tecnologia. Na contagem regressiva para mais um ano de desafios, chegou a hora de relembrar um pouco do que foi notícia neste ciclo que se encerra. Como não poderia deixar de ser, os principais destaques têm como foco desenvolvimento de soluções, inovação e infraestrutura de TIC. Mas a empresa também foi reconhecida por seus resultados nas áreas de governança e gestão.

TECNOLOGIA

Tier III

Em janeiro de 2018, o Data Center Distrito Federal (DCDF) recebeu a certificação Tier III Design. O selo garante que a infraestrutura do data center está preparada para suportar todos os sistemas e subsistemas nele instalados por, no mínimo, 99,982% do tempo no ano. A certificação é conferida pelo UpTime Institute, organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Sine Fácil

Com 1,3 milhão de downloads, o app Sine Fácil completou um ano em maio, com o lançamento de nova versão, destinada ao empregador. Pelo aplicativo, desenvolvido pela Dataprev para o Ministério do Trabalho, o empregador passou a disponibilizar vagas de emprego, pesquisar currículos de candidatos, selecionar trabalhadores para participar de processos seletivos, consultar entrevistas agendadas e informar o resultado do processo de contratação.

GovData

Em abril, cinco bases de dados da Dataprev foram disponibilizadas para acesso pelo GovData, Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal. O GovData é um importante aliado no monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, na racionalização do gasto público e na ampliação da oferta de serviços públicos digitais. As bases disponibilizadas pela Dataprev foram: Rais Estatística e Operacional, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), Folha de Pagamento do INSS (Maciça) e Grupos Familiares BPC/LOAS (Grufam).

Seguro-desemprego 100% pela web

Com o objetivo de garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade, o trabalhador brasileiro pôde, a partir de dezembro, fazer a solicitação do seguro-desemprego totalmente pela internet. A iniciativa faz parte de uma parceria do Ministério do Trabalho e da Dataprev e está disponível pelo Portal Emprega Brasil. A nova funcionalidade foi apresentada em dezembro, no auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília, e contou com a presença do ministro Caio Vieira de Mello e do presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, entre outras autoridades.

Blockchain

A Dataprev desenvolveu um novo serviço de troca de informações da base de cadastro dos CPFs baseado na tecnologia Blockchain. A solução bCPF (Blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas) foi desenvolvida para a Receita Federal e busca simplificar o processo de disponibilização desta base de dados, com mecanismos seguros, integrados e eficientes. O projeto piloto, com participação do Conselho de Justiça Federal, foi lançado em novembro e a previsão é que até julho de 2019 diversas entidades de todos os poderes e esferas estejam usando a solução para a troca de informações da base CPF.

Meu INSS

Benefícios previdenciários passaram a ser solicitados automaticamente em maio de 2018, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a oferecer o novo serviço aos cidadãos. Por meio de soluções desenvolvidas pela Dataprev, os benefícios de aposentadoria por idade, salário-maternidade e a aposentadoria por tempo de contribuição urbanos hoje podem ser solicitados pela internet, ou seja, sem sair de casa. O processo leva em média menos de 2 minutos.

RECONHECIMENTO

INSS Digital

Em agosto, o INSS Digital foi premiado na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal” do 22º Concurso Inovação no Setor Público. A estratégia, desenvolvida em parceria com a Dataprev, oferta serviços digitais para o cidadão e empresas com o objetivo de facilitar o acesso às políticas de Seguro Social, garantindo eficiência no atendimento e comunicação proativa com os usuários. O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Melhores & Maiores 2018

A Dataprev foi eleita em 2018 a melhor empresa do setor Indústria Digital pela publicação Melhores & Maiores da Exame, da Editora Abril. Este é o 4º ano – 2013, 2014, 2017 e 2018 - que a empresa conquista a primeira colocação nesta categoria no ranking da publicação, e o sétimo em que a Dataprev tem se posicionado entre as três melhores no setor Indústria Digital.

A3P

A Dataprev foi a vencedora da categoria “Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais” do 7º Prêmio A3P. A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente reconhece práticas de sustentabilidade na administração pública de todo o país. Nesta edição do prêmio mais de 70 projetos foram inscritos. Doze projetos finalistas foram premiados em quatro categorias: Destaque da Rede A3P, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação na Gestão Pública e Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, categoria na qual a Dataprev foi a 1ª colocada.

As 100+ Inovadoras no Uso de TI

A Dataprev foi a única empresa pública federal a receber o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI. A empresa conquistou a 35ª posição no ranking geral da 18ª edição do evento. A premiação é promovida pela IT Mídia, em parceria com a PwC, e reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras. O anúncio dos vencedores aconteceu nesta quarta-feira (17), durante o primeiro dia do IT Forum Expo, realizado no Transamérica Expo Center (SP).

Melhor projeto de cloud

Em novembro, a Dataprev recebeu o prêmio de melhor projeto de cloud durante o DCD Awards Latin America 2018, premiação promovida pela empresa Datacenter Dynamics para destacar iniciativas de inovação e eficiência em data centers. A cerimônia foi realizada em São Paulo.

Eficiência energética

A Dataprev foi a primeira empresa pública da América Latina a receber o selo CEEDA - Certified Energy Efficiency in Data Centres Award – que atesta as melhores práticas de eficiência energética de seus três data centers (Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal) e confirma que a gestão e operação dos ambientes estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade operacional da empresa. Conferido pela Datacenter Dynamics Brasil Tecnologias Ltda, o selo é independente, ou seja, não possui vínculo com fornecedores e fabricantes.

IstoÉ Dinheiro

A Dataprev foi a campeã no setor de Serviços Públicos da edição 2018 do prêmio “As Melhores da Dinheiro”, promovido pela revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três. A seleção reconhece a atuação e o desempenho de companhias de 26 setores em todo o país. Esta foi a quarta vez que a empresa foi apontada como a melhor no setor pela IstoÉ Dinheiro: as demais conquistas ocorreram em 2014, 2015 e 2017.

Empresa Cidadã

A 16ª edição do Certificado Empresa Cidadã, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Rio de Janeiro, teve entre as empresas certificadas a Dataprev. Foi o quarto ano consecutivo que a empresa recebeu o reconhecimento que valoriza instituições e profissionais da contabilidade pela transparência a partir da análise das demonstrações contábeis, das informações socioambientais, notas explicativas e do relatório de auditores independentes. O evento de certificação ocorreu em dezembro e reconheceu 54 empresas que atingiram os níveis exigidos pela Comissão de Análise, bem como os profissionais responsáveis pelas informações prestadas.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

IG-SEST

Dataprev atingiu o nível 1 do IG-SEST, indicador de governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em maio. É o segundo ciclo de medição do tipo e o resultado não poderia ser melhor. A empresa passou do nível 3 para o melhor nível da avaliação.

Empresas Mais

Durante a premiação Empresas Mais, que celebrou as companhias de melhor resultado e impacto positivo na economia em 23 setores, realizada pelo Estadão, a Dataprev foi avaliada como uma das três melhores instituições do país em governança corporativa.

INOVAÇÃO

Hackathon Dataprev 2018

Patrocinado pela Dataprev via lei de incentivo à cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2018, o Hacktudo recebeu em 2018 o Hackathon Dataprev 2018. A equipe Datamagic foi a vencedora da maratona de programação. Vinícius Poswar, Claudemir Brum, Fabiano Alencar e Rodrigo Monteiro desenvolveram a solução Cidadão Digital, para compartilhamento de dados entre entes e órgãos de governo.

IdeiaX
Em 2018 foi lançado o banco de iniciativas IdeiaX, plataforma desenvolvida para Dataprev e disponível para todo o governo federal para captação de ideias inovadoras. A plataforma permite que o corpo funcional possa contribuir, discutir e colaborar com os projetos apresentados. É possível ver todas as ideias postadas e interagir com opiniões e dúvidas, visando o aperfeiçoamento das propostas. O portal está acessível pelo endereço https://ideia.dataprev.gov.br/. Basta inserir login e senha da rede para ter acesso.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

ETIR

Em maio de 2018, a Dataprev passou a integrar um seleto grupo, formado por Equipes de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança em Redes Computacionais (ETIR), sob a gestão do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). Para a empresa, a inclusão no grupo é significativa. Um dos critérios de aceitação é ser reconhecido pelo CERT.br como uma equipe atuante no âmbito da Administração Pública Federal.

SEMINÁRIOS E EVENTOS

Brasscom

Em março, a Dataprev participou do 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas e Negócios, sediou um seminário internacional sobre estimativas demográficas no RJ e participou de pesquisa da OEA e da Universidade de Oxford sobre cibersegurança.

Seminário Internacional sobre Estimativas Demográficas

Com o objetivo de debater a importância dos indicadores demográficos, fundamentais no desenvolvimento das políticas públicas do país, a Dataprev sediou, em março, o Seminário Internacional sobre Estimativas Demográficas para Pequenas Áreas. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, reuniu no Rio de Janeiro especialistas, demógrafos regionais e internacionais, de países como Austrália, Estados Unidos, Colômbia, Peru e Equador.

Governo Digital

A Dataprev foi uma das convidadas para debater os desafios para o Governo Digital no Brasil, em abril, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. A iniciativa, promovida pela Enap em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), trouxe para a capital uma feira reversa, em que, em vez de vender soluções, a ideia era apresentar problemas e pensar, governo e empresas, em como atender melhor o cidadão.

HDI ExpoGov Brasília 2018

A Dataprev foi uma das instituições participantes do HDI ExpoGov Brasília 2018. O evento foi realizado em outubro, e abordou as práticas de gestão de TI levando em consideração as exigências de se lidar com o dinheiro público. Antonio Hobmeir Neto, assessor da Diretoria de Tecnologia e Operações, se apresentou no painel “Computação em Nuvem”, que contou ainda com Breno Costa, diretor de Relacionamento com Clientes do Tribunal de Contas da União (TCU), Mauro Sobrinho, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério Público Federal (MPF), e Alessandra Fruet, gerente de equipe do Banco do Brasil.

Expo TIC Brasília

A transformação digital foi tema da 2ª edição do Expo TIC Brasília. O evento, realizado em setembro, reuniu executivos, gerentes e profissionais de TIC na capital. André Leandro Magalhães, presidente da Dataprev, Luís Felipe Salin Monteiro, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Thiago Camargo Lopes, secretário de Políticas Digitais do MCTIC, Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro, José Antônio Eirado Neto, vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Gustavo de Souza Fosse, diretor de Tecnologia do Banco do Brasil, e Roberto Pinto Martins, diretor técnico-operacional da Telebras, compuseram a mesa de abertura do Expo TIC.O uso da tecnologia para prestar melhores serviços ao cidadão foi destaque na fala das instituições que abriram o evento. Já o presidente André Leandro Magalhães expôs como a Dataprev está respondendo aos desafios da transformação digital.

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

Inclusão digital

A Dataprev doou 50 computadores e monitores ao projeto "5 Visões", que ministra curso de formação técnica em audiovisual para 30 jovens de baixa renda no Rio de Janeiro. O programa visa à iniciação profissional e à inclusão dos jovens no mercado de trabalho, seja como estagiários ou assistentes em áreas técnicas do audiovisual. O material foi utilizado no início do ano letivo de 2018. Essa é a segunda vez que o projeto é contemplado com uma doação da Dataprev. A primeira foi em 2015.

Campanha do Agasalho

Empregados da Dataprev em todo o país doaram um total de 2.729 itens durante a Campanha do Agasalho 2018, realizada entre maio e junho deste ano. Entre os estados com o maior número de peças recolhidas estão Rio Grande do Norte (445), Rio de Janeiro (401) e Mato Grosso do Sul (306). O material arrecadado é destinado a diferentes instituições que prestam assistência a crianças, idosos, moradores de rua e até mesmo refugiados, caso do Amazonas, em que 222 itens doados serão destinados a venezuelanos amparados em um abrigo local.

QUALIDADE DE VIDA

Pontos para Saúde!

Concebido com o objetivo de incentivar a adoção de comportamentos saudáveis e a participação em ações que promovam saúde e qualidade de vida, a edição de 2018 do Pontos para Saúde!, ainda um projeto-piloto, envolveu, além do Rio de Janeiro e de São Paulo, todos os estados onde há unidades de desenvolvimento e data centers. Foi contabilizada a participação de 860 empregados, ou 27% do público-alvo. Um importante avanço frente à edição de 2017, que reuniu empregados apenas do RJ e de SP e contou com a participação de 372 empregados inscritos, ou 19% do público-alvo.