NIC.br

Ir para o conteúdo
27 ABR 2017

QUIZ: Veja se seus hábitos na internet garantem a segurança das crianças


O Globo - 26/04/2017 - [gif]


Autor: Paula Araújo Ferreira
Assunto: Segurança na Internet

Teste identifica se os pais estão adotando posturas necessárias para promover uma navegação sem riscos para os filhos

RIO - O comportamento dos pais influencia a postura dos filhos no uso da internet. Especialistas são unânimes em apontar que os hábitos dos familiares nas redes podem refletir diretamente na maneira como os filhos interagem com essa tecnologia.

- Há muita demanda de jovens que reclamam que os pais chegam em casa e continuam trabalhando no celular ou no laptop. Eles acabam estimulando as crianças a entrar cedo nesse uso continuado e sem controle - diz a psicóloga Andreia Calçada.

O exemplo dos pais é ainda mais influente quanto menor a idade do filho. O psiquiatra infantil da Santa Casa e especialista em dependência de internet, Gabriel Landsberg, afirma que é importante estabelecer regras na casa.

- O ideal é ter um acordo. Na hora da refeição, ninguém usa o celular, assim como quando estiverem fazendo algum programa juntos - destaca.

Os pais também devem ter cuidado com o que publicam nas redes sociais.

- Se o pai posta coisas aleatoriamente, ou se expõe muito, acaba dando o exemplo. Isso é uma questão delicada com crianças e adolescentes, pois esta é a primeira geração que não conhece a vida sem internet. O conceito de privacidade deles é muito diferente - explica o psiquiatra.

A pedido do GLOBO, a analista de segurança do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), Miriam von Zuben, desenvolveu o teste abaixo. Veja como dar um bom exemplo para os seus filhos e garantir a segurança deles na internet.

Você adota hábitos que garantem a segurança do seu filho nas redes?

A internet é um terreno amplo que pode trazer perigos, sobretudo, para crianças e adolescentes. Nesse sentindo, a postura dos pais diante do uso das novas tecnologias pode influenciar os filhos e garantir, ou não, uma navegação segura. Faça o teste e descubra se você está adotando condutas adequadas nas redes.

Teste disponível em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/quiz-veja-se-seus-habitos-na-internet-garantem-seguranca-das-criancas-21258301.