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13 JUN 2022

Quer fazer seu negócio crescer? Confira algumas estratégias eficientes


Gazeta da Semana - 10/6/2022 - [gif]


Assunto: TIC Domicílios

O crescimento empresarial depende da implantação de ações estratégicas que muitas vezes estão fora da "zona de conforto". Estamos falando em uma junção:

- Do planejamento;
- Da visão estratégica;
- Do uso de ferramentas adequadas;
- Do conhecimento sobre as necessidades dos clientes.

Outro ponto importante é a gestão financeira, que muitas vezes pode demandar a orientação e o suporte de um bom profissional para garantir o sucesso do seu negócio.

Neste artigo você verá dicas de como fazer sua empresa crescer com qualidade e eficiência, abordando as ações que precisam ser tomadas para essa finalidade. Leia até o fim para aprender mais sobre o tema.

Crescimento empresarial com qualidade em 7 passos

Qualquer empreendedor enfrenta um grande desafio pessoal: como fazer sua empresa crescer com qualidade, seja do ramo de assistência técnica Bosch Rexroth ou qualquer outro segmento?

Não basta querer empreender, é necessário saber como fazer isso da melhor forma possível para conseguir de fato alcançar os resultados pretendidos.

Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2017, divulgado em 2019, apontou que a quantidade de empresas de alto crescimento diminuiu.

Estamos falando de empresas que se enquadram em um crescimento médio de funcionários de pelo menos 20% ao ano, considerando um período de 3 anos, tendo ao menos 10 colaboradores assalariados no primeiro ano.

Em 2017, o Brasil tinha apenas 20.306 empresas de alto crescimento, o que aponta a menor quantidade desde que a análise foi iniciada.

Comparando 2016 com 2017, houve uma redução de 3,3% no que tange as empresas de alto crescimento. Esses números nos mostram como é desafiador o cenário do mercado, considerando que está ocorrendo uma menor expansão dos negócios pelos empreendedores.

Independente do porte de sua empresa de terceirização de saneantes, saber os melhores caminhos para alcançar o sucesso é fundamental e pode ser o diferencial para que seu negócio não faça parte dessa estatística decrescente.

Para ajudar, trouxemos 7 dicas para você que quer se tornar um empreendedor de sucesso em sua área.

1. Crie um plano de negócios completo

Em um plano de negócios você tem um documento que engloba todos os objetivos da sua empresa e tudo que precisa ser feito para que eles sejam alcançados.

É um documento válido e importante, seja para quem está começando, seja para quem está expandindo os negócios, e ele deve conter informações detalhadas sobre:

- Ramo de atuação;
- Definição sobre os produtos e serviços que serão comercializados;
- Infraestrutura necessária para início ou crescimento;
- Expectativa sobre a capacidade produtiva;
- Número de clientes que pretende atender;
- Quantidade de funcionários necessária para suprir essa demanda;
- Análise do mercado e dos concorrentes;
- Estudo sobre o perfil do público-alvo;
- Levantamento de possíveis fornecedores;
- Pontos fracos e fortes do seu negócio;
- Possíveis estratégias de marketing;
- Estimativa de gastos;
- Estimativas de receitas, despesas, capital de giro, fluxo de caixa;
- Perspectiva de lucros;
- Definição de estratégias para cenários distintos.

Em um empreendimento de essência concentrada para amaciante, o plano de negócios não elimina totalmente os riscos, mas permite avaliar de forma prévia e teórica possíveis falhas que possam comprometer a viabilidade e/ou o crescimento da empresa.

Com esse documento em mãos, é possível corrigir possíveis erros antes de colocar as ideias em prática, o que otimiza tempo e reduz custos desnecessários.

E atenção: uma vez que se trata de uma ferramenta estratégica, é preciso uma reavaliação de tempos em tempos do seu plano de negócios, ajustando o que for necessário.

2. Conheça bem o seu cliente

O estudo do público-alvo é tão importante que vamos ressaltá-lo novamente, pois é fundamental conhecer a fundo seu cliente para que uma empresa cresça com qualidade.

Seu público-alvo é quem vai consumir os produtos e serviços de sua empresa de caçamba transportadora de pesagem, então conhecê-lo é compreender suas necessidades e problemas, estabelecer um relacionamento e ainda assim oferecer mais do que ele busca.

Sem clientes não existe empresa, existe apenas um hobby, como o colocado por Don Peppers e Martha Rogers, autores do livro Return on Customer, que podemos traduzir como "Retorno do Cliente".

Ter o foco no cliente pode ser o grande diferencial entre crescer e vender mais ou perder espaço no mercado para seus concorrentes.

3. Capacite a sua equipe

Além dos melhores produtos e serviços do mercado, é fundamental poder contar com uma equipe de ponta para que haja qualidade nos atendimentos, pois eles serão a "linha de frente" com o cliente.

Capacite e invista no treinamento de seus colaboradores para que possam oferecer sucesso ao cliente, possibilitando que conheçam tudo que é comercializado por sua empresa e todos os detalhes, como bomba de engrenagem preço.

Só assim poderão oferecer as melhores soluções para cada diferente cliente, de forma personalizada e útil.

Também devem ser desenvolvidas competências e habilidades para que os profissionais saibam lidar com diferentes situações, lidando diretamente com as dores e objeções dos seus clientes.

4. Encontre diferenciais no seu negócio

Ter um diferencial muitas vezes é confundido com ter o melhor preço, mas isso nem sempre é verdade. O diferencial é o que mais agrega valor à sua empresa, e entender esse conceito é fundamental para que seu negócio cresça com qualidade.

Um diferencial é aquilo que só você oferece em comparação com seus concorrentes, ainda que os produtos e serviços oferecidos sejam iguais. Um atendimento personalizado, canais de contato diferenciados, entrega imediata são alguns exemplos de diferenciais competitivos.

Analisando seu negócio e cruzando com as reais necessidades de seus consumidores, você encontrará o ponto que irá destacar sua empresa no mercado.

5. Invista em divulgação on-line

O fato é que, nos dias de hoje, a maioria das compras se inicia com uma pesquisa na internet, então sua empresa precisa estar ali.

Seja para buscar uma célula automatizada ou qualquer outro produto, os consumidores procuram informações e recomendações na web para ter a melhor decisão de compra.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 70% da população brasileira usa ativamente a internet com um tempo médio de 4 horas e 45 minutos.

Isso coloca o Brasil na 3ª posição no ranking entre todos os países, levando em conta outros dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Se você quer aumentar o alcance do seu negócio e fazê-lo crescer, precisa estar presente no mundo virtual. Você pode investir em divulgação, no marketing digital e seus diversos segmentos ou mesmo nas vendas on-line.

6. Use as ferramentas digitais adequadas

O emprego da tecnologia nas empresas não se limita apenas à divulgação, pois existem uma série de ferramentas de gestão que podem otimizar seus processos, como o CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa ferramenta permite que você tenha todas as informações relativas a um cliente em um único ambiente, de forma prática e integrada.

Este software permite que você gerencie todas as interações realizadas com cada cliente, de forma totalmente personalizada, identificando padrões de comportamento, se antecipando às necessidades e problemas e ainda promovendo insights para a tomada de decisões.

Outra ferramenta interessante é um software de gestão de ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos da Empresa, que integra todos os processos da empresa, como contas a receber, gestão de pessoal, fluxo de caixa, estoque, entre outras possibilidades no que tange o gerenciamento.

Com ele você automatiza tarefas, reduz o tempo de execução delas e minimiza erros de lançamento.

Outra dica é o software de gestão de contratos, que simplifica processos como a criação, a negociação e a assinatura de propostas comerciais, documentos jurídicos e contratos em geral.

Aplicando essa ferramenta, sua empresa de manutenção de motores elétricos trifásicos pode criar contratos a partir de modelos, armazenar todos eles em um repositório central e assinar contratos on-line com segurança e rapidez.

7. Mantenha uma boa gestão financeira

Manter uma boa gestão financeira é um ponto-chave para fazer um negócio crescer, vendo o resultado de todas as dicas anteriores.

Tenha total conhecimento de todas as suas receitas e despesas, de forma a identificar onde estão ocorrendo mais gastos que o planejado e encontrando o melhor meio de estancá-los antes que criem prejuízos maiores.

Visualizar também as fontes de renda é estratégico, pois permite criar estregemas para aumentar sua margem de lucro e outras vantagens para a empresa.

Avalie pontos sobre seus produtos e fornecedores, como sensor de nível preço e demais detalhes que estiverem ao seu controle, criando um ambiente controlado para um crescimento com qualidade.

Seja paciente

É importante que você esteja ciente que ver sua empresa crescer com qualidade não significa um crescimento da noite para o dia. O caminho do sucesso não é simples e nem rápido, precisando ser percorrido de forma paciente e por etapas.

É comum que durante este trajeto você se depare com erros e acertos, de forma que o segredo é não se abater por circunstâncias inesperadas que surgirão.

Pelo contrário, busque as melhores alternativas e recorra sempre que necessário ao seu plano de negócios, encontrando as melhores soluções para o crescimento da organização.

Busque a ajuda de profissionais especializados quando houver necessidade, sendo essa uma das melhores atitudes que você pode tomar por seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.