Quanto custa abrir uma loja virtual em 2020? Descubra!
Bertholdo - 6/5/2020 - [gif]
Autor: Lorena Milo
Assunto: Registro de domínios
Quer saber quanto custa para abrir uma loja virtual? Então confira este conteúdo especial e saiba ainda qual é o passo a passo necessário!
Talvez você já tenha feito a pergunta: Quanto custa abrir uma loja virtual? Encontrar uma resposta clara não é fácil. Agora, vamos direto ao ponto te mostrar os valores reais praticados pelo mercado brasileiro em 2020.
Abrir uma loja virtual é desejo de muitos empreendedores hoje em dia. Isso porque as vantagens quando comparamos com uma loja física são enormes. Custos menores, maior público, mais capacidade de mensurar as estratégias. Esses são só alguns dos benefícios de um comércio eletrônico.
Porém, você não pode achar que abrir uma loja virtual é algo simples e garantido. Afinal, se fosse assim qualquer um criaria, certo?
É preciso ter um bom planejamento, além de seguir boas dicas. Se você tem esse interesse, criamos este conteúdo para falar quanto custa abrir uma loja virtual e ainda o passo a passo necessário. Confira!
Por que abrir um e-commerce?
É inegável a força do comércio digital nos tempos atuais. Além disso, temos que frisar que este setor ainda tem muito a crescer.
Só no Brasil, o comércio eletrônico representa 4% do varejo tradicional. Já nos Estados Unidos, esse índice é de 20%. Então, por aqui, ainda há muitas oportunidades para quem está entrando no mercado.
Qual o custo inicial para abrir uma loja virtual?
Agora que você quer ter um e-commerce, vamos ressaltar alguns detalhes relevantes e que podem passar despercebidos pela maioria dos lojistas que começam a vender online.
Marketplace: quanto investir
Se a sua escolha é o modelo já consagrado de marketplace, o seu investimento será baixo. Esse tipo de formato, uma espécie de shopping virtual, já terá toda uma estrutura e logística para comportar os seus produtos.
Outro ponto positivo é que os grandes marketplaces já possuem um público acostumado a comprar por lá, o que diminuirá os seus gastos com divulgação.
Sendo assim, ao optar por um marketplace, você deve se preocupar com as escolhas do seu negócio: o que irá vender, qual preço firmar para cada produto, qual será a margem de lucro utilizada, entre outros.
O custo gira em torno de 16% do valor bruto de cada venda. Isso mesmo, nos marketplaces, você paga no modelo de comissão sobre as vendas realizadas.
Agora, se você quer ter o seu próprio e-commerce, sem pagar comissão, sem utilizar plataforma de terceiros, você precisará abrir a sua loja virtual. Aqui, vamos falar sobre duas opções: loja virtual Magento e Plataforma de E-commerce SaaS.
Loja virtual Magento: quanto investir
O Magento é a plataforma de e-commerce mais utilizada em todo o mundo. Para saber mais sobre ela, clique aqui.
O seu principal diferencial é ser escrito em PHP, que é uma linguagem de script código aberto, muito utilizada pelos programadores. Em resumo, você não pagará nada para ter o sistema, porém…. será necessário ter bons desenvolvedores, porque nem tudo é tão simples assim.
Para resolver esse problema, sugerimos a contratação de uma empresa especializada em Magento, que ficará responsável por construir a sua loja virtual, por meio de módulos fornecidos pela própria empresa ou por terceiros.
Pensado a partir de módulos independentes, o Magento permite que o usuário adicione novas funcionalidades, sempre dentro das suas necessidades. Isso torna a plataforma dinâmica e ideal para diversos tipos de negócios.
Então, nesse caso, os principais custos serão destinados à contratação de um servidor de hospedagem e de uma empresa especializada em Magento. Esse último item, geralmente, será feito por meio de uma mensalidade que, com certeza, caberá no seu bolso. Os valores das mensalidades variam de 200 a 2.000 reais de acordo com os requisitos do seu projeto.
Vale dizer que a Bertholdo atende esse tipo de demanda, com um time fera no assunto, que oferece suporte completo antes, durante e depois de publicar sua loja virtual. 😉
Outras Plataformas de E-commerce SaaS: quanto investir
O termo SaaS significa “Software as a Service”, que em português pode ser traduzido como “software como serviço”. Esse tipo de serviço funciona como um software ou sistema disponibilizado por uma empresa, que pode ser utilizado por meio de uma conexão à internet.
Os SaaS são sites e sistemas que usam a computação em nuvem, que antes eram possíveis somente por meio de programas específicos, instalados em um computador local. Para saber mais, clique aqui.
A principal vantagem do SaaS é que você não precisa contratar nenhum servidor de hospedagem, já que tudo será arquivado em nuvem. Mas, aqui, também é válido ter uma empresa especializada no assunto, te acompanhando, já que problemas podem ocorrer a qualquer momento e você não quer perder vendas, certo?
Nos Planos SaaS, as mensalidades variam de 30 a 1.000 reais de acordo com os requisitos do projeto, volume de acessos mensais e espaço de armazenamento utilizado. Alguns fornecedores também limitam a quantidade de produtos que podem ser cadastrados.
Para não ficar dúvida, conheça os principais tipos de plataforma, clicando no link anterior. A Bertholdo oferece planos SaaS na plataforma WooCommerce, com preço promocional de 97 reais mensais. Confira nossos planos e preços!
Qual é o passo a passo para abrir uma loja virtual?
Agora que você já viu sobre os valores envolvidos na estrutua básica para vender online, veremos quais são as recomendações e cuidados para abrir uma loja online.
Defina o nicho de mercado
O primeiro passo que destacamos é a definição de um nicho de mercado. Isso significa determinar qual será o seu público-alvo, entendendo as características dessas pessoas, necessidades, expectativas.
Cada nicho de mercado pode ter ótimas oportunidades, mas escolher um específico é muito importante para tornar mais assertivas as ações.
Por exemplo, imagine que você deseja vender produtos de skate. O seu nicho de mercado será a comunidade skatista, que tem características bem marcantes. Por isso você deve conhecê-los a fundo e entender o melhor tipo de linguagem, comunicação, tipos de produtos desejados, entre outros.
Conheça seus concorrentes
Outro fator importante é conhecer seus concorrentes. Se você está entrando no mercado, precisa saber quem já o está explorando.
A análise da concorrência pode lhe dar uma visão estratégica do negócio. Você pode enxergar oportunidades que eles ainda não estão explorando, ou evitar investimentos em algo que já está sem demanda.
Atente-se para a legislação
Nossa terceira etapa para abrir a loja online, é hora de focar em organizar a documentação. Afinal, você está abrindo uma empresa!
As lojas virtuais precisam ter cadastro de CNPJ e demais registros relacionados à abertura de uma empresa. É fundamental conhecer as leis e regulamentações da internet para não ter o seu negócio prejudicado.
Registre seu domínio
Após os passos anteriores você deverá registrar o seu domínio. A escolha do domínio deve ser estratégica. O nome precisa remeter ao que você escolheu para sua empresa, além de ser fácil de ler e digitar.
É interessante que você liste algumas opções e, então, verifique quais estão disponíveis para registro. Você pode acessar o site registro.br para verificar a disponibilidade de um domínio, preço e fazer o registro.
Escolha a plataforma
Aqui temos um dos principais pontos na abertura de uma loja virtual: a escolha da plataforma.
A plataforma é a estrutura na qual seu site será criado. Se ela for muito simples ou engessada, sua loja ficará muito limitada e você terá problemas, principalmente quando o negócio começar a crescer.
Além disso, vários recursos são exclusivos da plataforma, como checkout transparente, formas de pagamento, chat online, entre outros.
Magento e WooCommerce são grandes referências quando falamos de plataforma de e-commerce. Elas fornecem tudo o que você precisa para criar seu ambiente virtual, de forma simples e intuitiva.
Garanta a segurança de dados
A internet está sujeita à tentativas de roubo de dados e fraudes. Por isso, é necessário que você proteja sua loja virtual. Os certificados de segurança ajudam a tornar mais robusta sua loja e, também, passa mais credibilidade em relação ao seu negócio para os clientes.
Invista no marketing digital
Não se esqueça de investir nas estratégias de marketing digital. Diferentes ações, como anúncios, e-mail marketing, criação de conteúdo para blog, redes sociais e outras podem levar um grande tráfego para suas páginas, permitindo vendas expressivas.
Planeje uma boa logística
Outro ponto importante para e-commerce é a logística. Afinal, você precisa planejar como todos os pedidos feitos no site serão enviados aos clientes.
Pense nesse trajeto e quais são as melhores opções para transporte. Atualmente você pode contar com os Correios, transportadoras, serviço de motoboy, retirada no local, entre outros.
Estabeleça parceiros de suporte
Por fim, conte com a ajuda de uma empresa especializada em e-commerce. Uma consultoria com especialistas pode identificar grandes oportunidades para o seu negócio, agregando conhecimento e técnicas avançadas. Essa ajuda pode fazer toda a diferença e alavancar as suas vendas!
Descobriu quanto custa abrir uma loja virtual?
Neste post mostramos alguns dos custos envolvidos em abrir uma loja virtual. É obvio que existem diversos outros investimentos, como divulgação, funcionários, estoque, etc. Isso muda em cada caso e você deve fazer uma avaliação.
Ah.. independente da escolha da plataforma, não esqueça de produzir boas fotos, fazer ótimas descrições dos produtos e caprichar no pós vendas, ok?
Agora, se você está interessado em abrir uma loja virtual, mas quer contar com a ajuda de pessoas experientes nesse assunto, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas. Estamos ansiosos para poder ajudar a tirar o seu projeto do papel!
Boas vendas!!!