NIC.br

Ir para o conteúdo
14 NOV 2018

PTI é pioneiro na implantação de novo protocolo de internet no Brasil


PTI - 11/11/2018 - [gif]


Assunto: 10 anos do IPv6.br

Uma das primeiras instituições brasileiras a adotar o novo protocolo de internet conhecido como IPv6 – que vai garantir a conectividade à rede diante da crescente demanda, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) participou da edição especial do Fórum Brasileiro de IPv6, em São Paulo. O evento homenageou empresas e organizações que tiveram importante participação no processo de desenvolvimento do novo protocolo no país, entre as quais o PTI recebeu destaque. 

Conforme explica Francisco Vital Dantas Junior, analista de infraestrutura do PTI que representou o Parque no evento que celebrou dez anos da iniciativa no país em outubro. Todo dispositivo conectado à rede mundial de computadores possui um endereço IP, fornecido pelo provedor de serviços, sendo este um endereço IPv4. No entanto, devido à crescente indisponibilidade deste provedor, foi criada uma nova versão do protocolo, o IPv6, capaz de suprir a necessidade mundial. 

De acordo com Dantas, mais do que uma tendência, a implantação do IPv6 é uma necessidade a ser adotada por empresas e instituições de todo o mundo, com o intuito de manter a conectividade à rede.

Atendendo às decisões feitas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da internet no país, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) – organizador do Fórum -  vêm trabalhando em conjunto com empresas e instituições nos últimos dez anos para capacitar e viabilizar a adoção do novo protocolo, entre as quais o PTI foi selecionado. 

A partir de 2012, foram conduzidos treinamentos e testes de viabilidade do protocolo na rede do Parque. Associado à Iniciativa World IPv6 Launch, uma plataforma virtual voltada à mensuração mundial da implantação do novo protocolo, o PTI atingiu a segunda colocação no ranking global de proporção de implantação em 2013, com aproximadamente 80% de sua rede já adaptada ao IPv6.

Para Dantas, que atua na área de Tecnologia da Informação do Parque há dez anos e acompanhou o processo de mudança de protocolos, manter-se a par das tendências mundiais a nível tecnológico faz parte dos objetivos estratégicos do PTI. “Tecnicamente hoje estamos preparados para o fim do IPv4, o que também levará ao fim da conexão para muitas pessoas. Nós, no entanto, estamos equipados para esta mudança desde 2012”, ressalta o analista.

O evento contou com apresentações e painéis acerca dos avanços  e desafios da adoção do IPv6 ao longo do dia, seguido por um jantar de confraternização acompanhado de uma homenagem às empresas consideradas relevantes para o desenvolvimento do protocolo no país. 

O PTI esteve entre dez instituições selecionadas para o tributo. Também foram reconhecidas pelo evento a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Cabo Telecom, Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Terra, Universidade Estadual Paulista (Unesp), UOL e Vivo.