NIC.br

Ir para o conteúdo
04 DEZ 2018

Provedores regionais já representam 16% dos acessos à internet no Rio de Janeiro


Hardware - 03/12/2018 - [gif]


Autor: William R. Plaza
Assunto: IPv6

Segundo dados da Anatel a cidade do Rio de Janeiro se destaca em relação a expansão dos provedores de internet regionais, fora daquela “panela” das operadoras de grande porte do país. Em três anos, houve um aumento de mais de 148% no total de acessos realizados por provedores de internet na cidade: de 213.177 acessos em janeiro de 2015 (o equivalente a 7,8% do Market share local em banda larga, enquanto o resto era dividido entre as grandes operadoras) para 529.536 em setembro de 2018, representando 16% do mercado. 

Por fibra óptica o percentual de crescimento é ainda mais representativo. Em janeiro de 2015, dos 135.568 pontos de acesso de fibra declarados na cidade, apenas 31% eram provenientes de provedores. Em setembro de 2018, de 435.685 pontos, 233.480 são responsabilidade dos provedores (53,5%).

Para discutir esse crescimento e demais assuntos o Rio de Janeiro receberá o “ABRINT da Estrada”, um encontro promovido pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações). O evento contará com palestras relacionadas ao setor de Telecom e um minicurso do NIC.br sobre IPv6 e segurança de rede. O encontro é destinado a todos os provedores regionais associados da ABRINT e não associados. Para participar, basta levar 1Kg de alimento não perecível e a inscrição pode ser feita neste link. Toda a arrecadação será doada para uma instituição de caridade local.

Programação do evento

No dia 06 (quinta-feira), a programação do evento contará com palestra de Basílio Perez, presidente da associação, sobre a importância da regularização do provedor para o crescimento do setor; Daniele Frasson, advogada da ABRINT, fará duas palestras, uma relacionada às diferenças entre SCM e SVA e outra sobre a reforma trabalhista; Ronaldo Couto, consultor de redes ópticas, abordará o tema Eficiência Operacional para provedores FTTH (Fiber To The Home); ainda durante o evento, representantes da Anatel discutirão as regras para o uso de equipamentos homologados. Outros temas que serão abordados no congresso estão relacionados ao compartilhamento de postes, o custo da má experiência do cliente para os ISPs e segurança do provedor e da infraestrutura da internet.

“Estamos muito animados e orgulhosos com a realização da 12ª edição do ABRINT na Estrada. Esperamos receber um grande número de profissionais da área no evento para fomentar ainda mais as discussões do setor”, comenta Perez.

O último dia de evento está destinado a um minicurso introdutório sobre o IPv6, versão mais atual do protocolo de internet, que substitui o IPv4, e outro sobre boas práticas de roteamento e segurança dos provedores, ambos ministrados por Antônio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Serviço

“ABRINT na Estrada” – Rio de Janeiro (RJ)