NIC.br

Ir para o conteúdo
10 JUN 2022

Prefeitura de Alegre sofre ataque de ransomware


Baguete - 9/6/2022 - [gif]


Autor: Fernanda Decaris
Assunto: TIC Governo Eletrônico

A cidade capixaba está com todos os serviços indisponíveis por tempo indeterminado.

A Prefeitura Municipal de Alegre, interior do Espírito Santo, sofreu um ataque de ransomware na última segunda-feira, 6, e está com todos os seus serviços indisponíveis por tempo indeterminado.

Segundo a Prefeitura, estudos preliminares indicaram que dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Porém, o órgão afirmou que não há vazamento até o momento.

De acordo com informações divulgadas no site Security Report, ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo De Tecnologia da Informação (NTI) executou medidas de isolamento para conter a ameaça e foi aberto um Boletim Unificado (BU) para que as autoridades responsáveis tomem as medidas cabíveis.

Alegre é uma cidade localizada no sul do estado de Espírito Santo com aproximadamente  30 mil habitantes. Nos últimos tempos, cidades grandes e pequenas vêm sofrendo ataques hackers. 

Segundo um levantamento da Trend Micro, mais de 30 municípios brasileiros sofreram ataques cibernéticos desde o final de 2020.

Os ataques vão desde cidades minúsculas, como a catarinense Santa Rosa de Lima, com pouco mais de 2 mil habitantes, até Campinas, por exemplo, que possui uma população maior que 1,2 milhão.

No que a empresa classifica como uma “epidemia de ataques cibernéticos”, o fato dos incidentes incluírem cidades de todos os tamanhos demonstra a natureza automatizada dos softwares que coordenam essas ações.

Os ataques às prefeituras são, na grande maioria, do tipo ransomware, enquanto outros criminosos têm como alvo sistemas financeiros.

O Brasil tem 5,5 mil municípios, muitos com uma gestão muito precária da sua área de TI.

De acordo uma pesquisa de 2014 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com 334 municípios brasileiros, mais da metade deles (54%) não tinham nem sequer um departamento ou área de TI dedicados.

Uma área do tipo é coisa de cidades grandes apenas. Entre as questionadas com mais de 500 mil habitantes, todas tinham áreas de TI. Ao todo, o país tem cerca de 40 cidades desse tamanho.

O levantamento já é algo antigo, mas parece difícil de se acreditar que a situação tenha melhorado consideravelmente desde então.