NIC.br

Ir para o conteúdo
25 OUT 2011

Paymentez se torna empresa independente






Baguete - 25/10/2011 - [ gif ]
Autor: Gláucia Civa
Assunto: Indicadores CETIC.br

A Paymentez, plataforma de pagamentos digital criada pela distribuidora de games sociais Mentez, acaba de se tornar uma empresa independente.

O objetivo é alcançar um milhão de pontos de venda até o fim do ano e ampliar o número de usuários na região, hoje em torno de 4,2 milhões.

Para fomentar a nova empreitada, a aposta está em parcerias no mercado de jogos, como as que a companhia já fechou com a Sulake (responsável pelo Habbo Hotel) e a alemã Bigpoint, especializada em games online.

“Estes acordos oferecem aos jogadores latino-americanos mais opções e maior facilidade na compra de itens nos principais jogos destas empresas, que se juntam à Zynga, i-Jet, e Spil Games, entre as que utilizam Paymentez”, afirma Juan Franco, CEO da companhia.

Segundo ele, a Paymentez tem robustez para se firmar como uma companhia independente por oferecer mais do que uma forma de pagamento: uma estratégia para alcançar os usuários que os players de games buscam.

“Usando nosso expertise de anos de trabalho na América Latina, eles fazem desta região um enorme mercado para si próprios”, destaca.

A plataforma da Paymentez permite aos jogadores fazerem pagamento online ou offline na hora de adquirir conteúdos digitais.

Para isso, além de utilizar cartões de crédito e débito, eles podem comprar créditos para os jogos com dinheiro ou adquirir pins, por meio de transferências bancárias feitas em lan houses, farmácias, bancas de jornal e outros estabelecimentos.

Atualmente, são mais de 300 mil pontos de venda em toda a América Latina, onde são feitas 650 transações por segundo.

“Apenas em 2011, o número de transações realizadas já passa dos 5 milhões”, afirma Franco. “Somos, atualmente, a maior plataforma de monetização de conteúdo virtual na América Latina, com mais de 4 milhões de usuários registrados e processando 650 transações por segundo”, complementa.

A Paymentez é a plataforma de pagamentos online da Mentez, distribuidora de social games com sede em Miami.

Em junho deste ano, a companhia divulgou uma estratégia que incluía a região de Porto Alegre nos planos de crescimento: a meta era firmar parcerias com até 50 lan houses por aqui, para fomentar o uso da Paymentez, até o final deste ano.

“A gente identificou em Porto Alegre como um mercado bom para as vendas offline em função das boas vendas online. É um dos oito mercados mais promissores no Brasil, nas nossas contas”, explicou Leandro Montoya, Channel Manager da companhia, na época.

Prospecção comprovada por dados do Cetic.br, segundo os quais as lan houses, junto com cibercafés, foram o segundo local de onde os moradores da região Sul mais acessaram a internet em 2009, com 17% das respostas.

Pela plataforma Paymentez, os estabelecimentos credenciados têm descontos de 11% a 13% na venda de crédito para jogos em redes sociais, incluindo títulos da própria Mentez, como o Colheita Feliz, e de outros, como o Farmville, da Zynga.

Antes de Porto Alegre, a Mentez fez a prospecção em Florianópolis, por 15 dias. O resultado, segundo Montoya, foi satisfatório, com 26 novas lan houses no cadastro.

As parcerias
Nos acordos com as lan houses, a Mentez oferecia 11% de desconto às lans usuárias da Paymentez, o que subia a 13%, com o tempo.

Na prática, equivale a dizer que R$ 100 na plataforma Mentez custariam R$ 89 à lan house, em créditos vendidos para os clientes, acessando o painel.

“Se são vendidos, por exemplo, 10 moedas verdes do Colheita Feliz a um usuário, isso é enviado via  PIN, habilitando os créditos para uso no jogo”, explicou Montoya.

Com a atuação da Paymentez como empresa independente, nada de novo foi divulgado quanto ao modelo de negócios ou às estratégias envolvendo o Sul.