Para coreano ver
Jornal do Comércio - 13/10/2011 - [ gif ]
Autor: Patrícia Knebel
Assunto: Indicadores CETIC.br
Na próxima semana, os sul-coreanos vão invadir a nossa praia. No melhor dos sentidos, claro. Pesquisadores, professores de importantes institutos de pesquisa, membros do governo e representantes de empresas do país estarão em solo gaúcho para participar de uma série de encontros. No dia 17 ocorre o lançamento do primeiro lote de chips comerciais encapsulados pela HT Micron, fruto da parceria entre a coreana Hana Micron e o grupo brasileiro Parit Participações. Nos dias 17, 18 e 19, a Unisinos realiza o 1º Fórum Brasil-Coreia em Ciência, Tecnologia e Inovação. E, no dia 19, acontece a reunião Brasil-Coreia: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, no Palácio Piratini. O encontro deve ter a presença de ministros brasileiros, além de autoridades sul-coreanas e gaúchas. Na agenda do encontro está o lançamento do edital da Fapergs para o Programa Bolsas de Estudo no Instituto Pasteur, da Coreia do Sul. Articulado pelo secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, esse edital é um dos resultados práticos da missão gaúcha realizada em maio à Coreia.
Chip do boi em escala I
Entrou em produção, na Alemanha, a primeira encomenda em grande escala feita pela Ceitec. Ao todo, a XFab, parceira na Europa, fabricará 1 milhão de chips do boi. Para isso, será utilizada a mesma tecnologia fabril que, em 2012, deverá estar em operação na unidade da Ceitec em Porto Alegre, na Lomba do Pinheiro.
Chip do boi em escala II
Ao que tudo indica, esse é o primeiro chip projetado por um player brasileiro a entrar em produção nessa escala. Uma pré-encomenda de 500 mil unidades já foi feita à Ceitec por uma empresa da área de rastreabilidade. O lote de chips será entregue em janeiro de 2012 e no mesmo ano os brincos do boi deverão estar sendo usados.
Gaúchos premiados
Duas instituições gaúchas receberão no dia nove em novembro, em São Paulo, o Prêmio Automação, promovido pela GS1 Brasil. O Hospital Moinhos de Vento é um dos vencedores na categoria Saúde. Já a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha conquistou a distinção no Grupo de Trabalho de Calçados. Para o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, a automação melhora os processos logísticos e de rastreabilidade.
Tablet marca própria
Representantes da empresa gaúcha Compujob Informática estão na China para tentar fechar uma joint venture com uma fábrica local. A ideia é encontrar um parceiro asiático que produza tablets com a marca Focus, marca própria de computadores da rede. Antes de embarcar, a empresa estava em negociações com três potenciais parceiros. A expectativa é que até o Natal os consumidores já possam encontrar nas lojas tablets da marca Focus.
Crianças na internet
Jogos online (90%) e a busca de informações para a escola (45%) são as atividades mais realizadas pelas crianças de cinco a nove anos quando estão no computador. Pelo menos foi isso que os pequenos relataram na 2ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br). As crianças também estão presentes nas redes sociais: 29% das que já usaram internet estão no Facebook ou Orkut.