NIC.br

Ir para o conteúdo
21 NOV 2006

O fim da internet discada






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: IDG Now!
Data: 21/11/2006
Autor: Eduardo Tude
Assunto: Indicadores

A pesquisa TIC Domicílios 2006 do Nic.br apontou a Banda Larga como o tipo de conexão utilizado por mais de 40% dos domicílios brasileiros que têm acesso à Internet. A banda larga era também a forma preferida de conexão para 49% dos 1,5 milhões de assinantes do UOL em setembro de 2006.

No Internet Group, braço de Internet da Brasil Telecom que reúne os provedores IG, IBest e BrTurbo, o número de usuários ativos de Internet discada caiu de 3,5 milhões no início do ano para 3,1 milhões em setembro de 2006.

Estes dados não chegam a surpreender. Uma conexão em banda larga oferece uma série de vantagens em relação à discada.

Na conexão de alta velocidade você paga um valor fixo mensal e a conexão está sempre disponível. As velocidades são maiores, o que permite uma navegação mais rápida e a utilização de serviços como telefonia sobre IP (VoIP).

A conexão discada, além de ser mais lenta, implica no pagamento das chamadas telefônicas para se conectar ao provedor. Ela pode acabar custando muito mais que um acesso rápido se for usada de forma intensiva fora dos horários de tarifa reduzida (fim de semana e madrugadas).

Um fator que tem contribuído para o crescimento da banda larga é a queda no preço dos serviços. Hoje já é possível encontrar promoções na faixa dos 40 reais mensais incluindo o provedor. Uma alternativa para aqueles com um orçamento limitado é trocar o telefone fixo por um celular pré-pago e contratar uma conexão em banda larga por um preço equivalente à assinatura do telefone fixo.

Pelas estimativas do Teleco, o Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de conexões rápidas em setembro de 2006. Apesar de 76% destas conexões serem do tipo ADSL (Velox, BrTurbo, Speedy), as conexões via operadoras de TV a cabo foram as que mais cresceram em 2006.

O crescimento da banda larga no Brasil não é maior devido à oferta limitada em cobertura geográfica. O ADSL apresenta limitações técnicas para oferecer o serviço em pontos distantes da central telefônica e as operadoras de TV a cabo apresentam uma cobertura limitada. Em muitas cidades, ou mesmo em áreas próximas de grandes cidades, a solução via rádio é a única disponível. O Wimax aparece como uma alternativa tecnológica de ampliar a oferta de banda larga no Brasil.