NIC.br

Ir para o conteúdo
02 AGO 1999

Número de crimes na Internet bate recorde






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: Info News
Data: 02/08/1999
Assunto: Crimes na Internet

Um grupo de policiais da Polícia Civil de São Paulo faz diligências virtuais para detectar crimes na Internet, pesquisando sites em seus notebooks, além de se infiltrar em salas de chat para procurar suspeitos. 

O grupo mantém dois sites na Internet para receber denúncias de práticas racistas, pronografia infantil, atentados e sugestões de fraudes em cartões de crédito em endereços da Web. 

O grupo recebeu, no mês de junho, mais de 100 denúncias, número que é maior do que todas as denúncias recebidas no ano passado. 

"A quantidade de crimes na Web cresce assustadoramente", disse o delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, que representa o Brasil na WebPolice, um serviço que congrega policiais do mundo todo à procura de crimes na Internet. 

Na semana passada, a Polícia Civil retirou do ar 40 sites que continham crimes como receitas de bombas, lições para fraudar cartões de crédito, pornografia infantil e necrofilia. 

A maioria dos sites havia sido criado por menores brasileiros, apesar de estarem hospedados em sites internacionais. 

"Ao contrário do crime normal, no ambiente virtual ninguém fica completamente anônimo", diz o delegado, que se apóia nessa possibilidade para procurar os
criminosos. 

As denúncias sobre sites agressivos ou criminosos podem ser feitos no site da própria Polícia Civil ou na home page da WebPolice