NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

NIC comemora 1 milhão de domínios ".br" com IPv6 e DNS mais ágil






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: IDG Now!
Data: 24/10/2006
Assunto: Domínios

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC), órgão dentro do Comitê Gestor da Internet responsável por administrar os domínios nacionais, aproveitou a marca de 1 milhão de endereços regionais atingidos no país para anunciar novos acordos estruturais.

A marca de 1 milhão de domínios ".br", atingida na tarde do último domingo, foi possível graças ao aumento anual de 20% no registro de endereços, segundo Demi Getschko, diretor do NIC.

Atualmente, a base ccTLDs, caracterizada por endereços regionais, como o ".br", é acrescida de 11 mil novos domínios mensais.

O mercado brasileiro de domínios é composto atualmente por 91,6% de domínios "com.br", com participações baixas de outros endereços, como "org.br" (2,7%) e de pessoa física, como "nom.br" (3,2%).

A considerada alta adoção de domínios regionais no Brasil reflete para Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologias do Registro.br, a evolução do sistema de cadastro nacional e pelo considerável baixo preço de domínios - hoje, na casa dos 30 reais por ano.

A principal novidade como comemoração passa pelo acordo do NIC com o Lacnic, órgão Regional Internet Registries que estabelece diferentes IPs na internet da América Latina, para que o endereçamento de endereços IPv6 passe completamente pelo Brasil.

"Anteriormente, parte dos IPs do tipo passavam pelo Lacnic, no Uruguai. Com a parceria, o NIC pode fazer isto sozinho", afirma Neves.

Acordo com o Observatório Nacional fará com que o NIC, até o fim do ano, padronize o horário nacional baseado nas medições do instituto para a internet brasileira.

Outra novidade anunciada está na agilização na publicação do DNS que, desde a última segunda-feira (23/10), começou a ser feito a cada 30 minutos, contra as habituais 8 horas anteriormente necessárias.

Para Neves, a maior periodicidade permitirá que domínios criados estejam preparados para acessos em tempo muito menor, além de facilitar o rastreamento de endereços inativos e a conseqüente limpeza da base nacional de domínios.