NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

NIC.br torna-se distribuidor oficial de blocos Ipv6 no Brasil






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Convergência Digital
Data: 24/10/2006
Assunto: IPv6

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br - http://www.nic.br), entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br (http://www.cgi.br), anuncia acordo com o Registro de Endereçamento de Internet para a América Latina e Caribe, mais conhecido como LACNIC, para a distribuição de IPv6 (Internet Protocol - versão 6) no Brasil.

Com a parceria a entidade terá autonomia no fornecimento do IPv6 no País, como já acontece com IPv4 desde 1994, e não será mais necessário aos interessados brasileiros pedir esses endereços ao LACNIC.

O LACNIC é um dos cinco Regional Internet Registries (RIRs) do mundo. Os outros quatro são o AFRINIC para a África, o APNIC para a Ásia e o Pacífico, o ARIN para os Estados Unidos e o Canadá, e o RIPE para a Europa. "Uma das vantagens da parceria é que ficou mais curto o caminho para a aquisição de um endereço IP ou de um Autonomous System Number (ASN), já que todo o processo será realizado em território virtual brasileiro", diz Frederico Neves, Diretor de Serviços & Tecnologia do NIC.br.

No Brasil existem mais de 300 proprietários de ASNs, entre os quais as empresas de telecomunicações e muitos dos provedores de acesso e conteúdo.