NIC.br

Ir para o conteúdo
12 DEZ 2018

NIC.br lança fascículo “Endereços IP e ASNs” voltado aos provedores


IP News - 11/12/2018 - [gif]


Assunto: Infraestrutura da Internet

Publicação esclarece dúvidas sobre como obter um bloco IP e um ASN, além de enfatizar os seus benefícios.

Por que um provedor Internet deve ter seu próprio bloco IP e número de Sistema Autônomo? Para responder de forma clara a essa, entre outras dezenas de questões pertinentes ao universo dos provedores, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou hoje (11/12) a publicação “Endereços IP e ASNs – Alocação para Provedores Internet”, primeiro de uma série de Fascículos sobre a Infraestrutura da Internet.

Em formato de “perguntas e respostas”, a publicação explica conceitos importantes sobre o que são os endereços IP e os Números de Sistemas Autônomos (ASNs, do inglês Autonomous System Numbers). Além disso, os provedores encontram informações sobre como é o processo para obtenção do ASN, quais são os documentos exigidos, qual a sua importância e quais os custos associados, entre outras questões.

“Existe uma demanda permanente de informações sobre o assunto e há também um número expressivo de provedores Internet em operação no Brasil que ainda não são Sistemas Autônomos. Historicamente, muitos começam a operar em condições não ideais, por vezes de maneira informal e improvisada. Para continuar competindo, crescendo e evoluindo, em um mercado que amadurece rápida e continuamente, é imprescindível que trabalhem de forma profissional. Do ponto de vista técnico, isso significa: tornarem-se Sistemas Autônomos e melhorarem sua interligação com o restante da Internet”, enfatiza Antonio M. Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br e coautor da publicação.

“O fascículo busca não só atender à carência de informações, mas também alertar que o processo para alocação de ASNs e blocos IP existe, é fácil, e não é necessário ‘contratar um consultor’, pois pode ser feito diretamente pelo pessoal técnico e administrativo do próprio provedor Internet”, ressalta Ricardo Patara, gerente de recursos de numeração do NIC.br e também coautor da publicação. “Esse tema ganha uma relevância ainda maior frente ao cenário de esgotamento do IPv4. O endereço IPv4 ainda é importante, e aqueles que não tem nenhuma alocação direta e possuem condições que justifiquem uma alocação, não podem esperar muito, pois os endereços IPv4 vão acabar”, complementa.