NIC.br

Ir para o conteúdo
26 NOV 2018

NIC.br lança guia que detalha os cuidados nas compras no comércio eletrônico


Cidade Biz - 23/11/2018 - [gif]


Assunto: Guia #Internet com Responsa Vai às Compras

Pesquisa sobre reputação das lojas online e leitura dos termos de uso e políticas de privacidade são algumas das orientações

Com o comércio eletrônico em alta a partir das promoções da Black Friday e das compras de final de ano, o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, entidade que implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil) está lançando hoje (23) o Guia #Internet com Responsa Vai às Compras.

Disponível gratuitamente para download, a publicação detalha os cuidados necessários para realizar compras na internet de forma responsável – entre eles, checar os dados e reputação das lojas online antes de realizar as compras e ler cuidadosamente os termos de uso e políticas de privacidade. E enfatiza a importância do exercício de direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (o direito ao arrependimento é um deles).

No Brasil, 35% dos internautas compraram produtos e serviços online em 2017, o que representa 42,7 milhões de pessoas, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017. "No intuito de evitar que usuários sejam vítimas de golpes ou fraudes, o Guia #Internet com Responsa Vai às Compras busca alertar tanto aqueles que já realizam compras online como instruir os que nunca usaram o comércio eletrônico por receio ou insegurança", diz Kelli Angelini, gerente da assessoria jurídica do NIC.br e uma das autoras da publicação.

O guia reforça, por exemplo, que a leitura dos termos de uso e política de privacidade é de extrema importância para que os usuários conheçam as regras da empresa. "Precisamos entender o que aquela empresa fará com nossos dados. Além disso, com essa leitura cuidadosa, o usuário também pode avaliar a credibilidade e transparência do negócio", ressalta Karolyne Utomi, coautora do trabalho.

Acesse o guia aqui.