NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

NIC.br comemora 1 milhão de domínios ''.br''






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: B2B Magazine
Data: 24/10/2006
Assunto: Domínios

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br, entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, comemora a marca de 1 milhão de domínios ''.br'' registrados. Os domínios com terminação .br são geridos e armazenados pelo Registro Brasileiro, sob a coordenação do NIC.br.

No Brasil, de acordo com o CGI.br, o crescimento do registro de domínios no último 12 meses foi de quase 20%. ''Hoje temos uma base de cerca de 800 mil clientes e o Brasil tem uma grande capacidade de crescer nessa área, já que muitos usuários da internet ainda não têm conhecimento dos procedimentos para se registrar um domínio'', afirma Frederico Neves, Diretor de Serviços & Tecnologia do NIC.br.

O Brasil também é um dos países que apresenta uma das melhores proporções entre registros nacionais (.br) e registros genéricos (.com, .net, .org). ''Praticamente 90% de todos os domínios registrados por brasileiros, o são sob o .br. Em muitos países o domínio nacional perde para os genéricos'', diz Neves.

Incentivar o crescimento e o desenvolvimento da internet são as principais atribuições do CGI.br. O marco de 1 milhão de domínios registrados faz com que a entidade reforce o seu posicionamento junto à comunidade brasileira. Neste ano, diversas iniciativas foram realizadas, como o lançamento da campanha Antispam e a publicação da nova versão da Cartilha de Segurança - documento que contém recomendações e ''dicas'' sobre como navegar com mais segurança e se proteger de ataques. O CERT.br, grupo de segurança do NIC.br, também publica mensal e trimestralmente suas estatísticas sobre incidentes ocorridos na Internet, relatados por administradores de rede e usuários.

Outra missão da entidade é coletar e disseminar informações sobre as características e números da internet no Brasil. Para isso, diversos estudos são realizados durante o ano, como as Pesquisas Sobre o Uso das Tecnologias e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios e TIC Empresas), feitas anualmente com o objetivo de medir a penetração e uso da rede nas casas, incluindo governo eletrônico, comércio eletrônico, segurança, educação e barreiras de acesso.

Outra novidade é a publicação do DNS brasileiro, que era atualizada a cada 8 horas e passa a ser feita com intervalos de 30 minutos. Com isso, um novo domínio começa a ser reconhecido na internet apenas meia hora após sua criação, numa das mais ágeis publicações de DNS que há na rede.

Além da rapidez no processo para os domínios recentes, aqueles já existentes serão atualizados também com a mesma freqüência. ''Uma das grandes vantagens da publicação quase-imediata é que problemas técnicos relacionados a domínios que tiverem mudanças de servidores terão impacto muito menor no tempo em que esses domínios ficarem fora de acesso. Poderão voltar a funcionar muito mais rapidamente'', explica o diretor. Anteriormente, as publicações DNS ocorriam três vezes ao dia: às 5 horas, às 13 horas e às 21 horas.