NIC.br

Ir para o conteúdo
30 OUT 2006

Nações reunidas na Grécia discutem controle sobre a web






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: G1
Data: 30/10/2006
Assunto: Governança

Representantes do mundo inteiro participam, a partir desta segunda-feira (30), do Primeiro Encontro do Fórum de Governança na Internet (IGF, na sigla em inglês), realizado em Atenas, na Grécia, até a próxima quinta-feira (2). A delegação brasileira é formada por oito integrantes -- entre eles membros do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) --, que devem participar das discussões sobre o futuro da rede mundial de computadores.

O objetivo do grupo é fazer com que diversos países tenham mais participação em decisões relacionadas à internet, controlada principalmente pelos EUA. Essa hegemonia é representada pela Corporação da Internet para Nomes e Números Designados (Icann, em inglês), organização controlada até setembro de 2006 pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

"No último mês, com o encerramento do contrato entre essas duas partes, houve uma flexibilização. No entanto, ainda existe um cordão umbilical da internet com o governo dos Estados Unidos, que deve receber relatórios periódicos sobre o gerenciamento da rede", afirmou ao G1 Hartmut Richard Glaser, diretor administrativo e financeiro do Núcleo de Informação e Coordenacão (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet.

Entre os temas propostos para o primeiro encontro estão segurança, transparência, inclusão digital e diversidade cultural na rede. Segundo Glaser, no entanto, o foco está voltado para o novo modelo de governança da web. "O ideal é a existência de uma entidade internacional, sediada em um país neutro, que seja regida por uma legislação também internacional", disse o especialista, citando como exemplo a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Apesar dos quatro dias de discussão em Atenas, o diretor não acredita que esse novo modelo poderá ser definido ainda em 2006. "Precisamos ir devagar nessa definição, pois ela envolve muitos aspectos. Não há um novo modelo de governança já pronto, porque a internet apresenta novos desafios a todos", continuou.

O Brasil deve sediar o próximo encontro do IGF, que será realizado entre outubro e novembro de 2007. O fórum foi criado em novembro de 2005, durante a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada na Tunísia. Na ocasião, diversos países protestaram contra a hegemonia dos Estados Unidos, que criou a Icann em 1998.