NIC.br

Ir para o conteúdo
13 DEZ 2018

Metade dos ISPs afirma ter tido infraestrutura furtada


Abranet - 12/12/2018 - [gif]


Autor: Roberta Prescott
Assunto: TIC Provedores 2017

A TIC Provedores 2017 adicionou uma nova medição. A pesquisa perguntou às empresas entrevistadas acerca de furto da infraestrutura física de provimento. Do total, 49% das empresas provedoras afirmaram já terem sido vítimas de roubos da infraestrutura, tais como cabos e antenas.

Para Fábio Senne, do NIC.br, o indicador foi introduzido neste ano e responde à preocupação das empresas relataram problemas com a infraestrutura física. “Perguntamos sobre furto na infraestrutura o que notamos, nesta primeira medicação, diferença regionais, com maior índice no Norte e Nordeste e também entre os maiores provedores”, disse.

Enquanto 57% das empresas do Nordeste e 56% do Norte afirmaram já terem sofrido roubo, no Sul e Centro-Oeste o índice foi de 42% e no Sudeste, 50%. Com relação ao porte, 100% dos grandes provedores responderam positivamente à questão. Já entre as micros, com até cem acessos, foram 40%. Confira os dados completos aqui.

“É um indicador que pretendemos acompanhar e se relaciona com o indicadores de dificuldades para entrada dos ISPs aos PTTs, quando eles mencionam custo e capacidade de investimentos como fatores que restringem a entrada”, acrescentou Senne.    

A TIC Provedores 2017 também apontou indicadores que tratam de questões sobre segurança da informação envolvendo a operação. A pesquisa mostrou que 79% das empresas adotaram procedimentos de guarda de registros de conexão dos clientes e 24% dos provedores declararam ter recebido algum ofício judicial com pedido de apresentação de dados ou logs de acesso de clientes.